Hacking Rio debate tecnologia e inovação para a cidade

0
1212

Entre os dias 27 e 29/07, acontece no Rio de Janeiro o maior hackathon (maratona de desenvolvedores) já realizado no Brasil e na América Latina. O desafio ocorrerá no Hacking Rio, evento de inovação que vai reunir potenciais investidores, especialistas e empreendedores.

Promovido pelo movimento Juntospelo.Rio, o evento contará com 42 horas seguidas e intensas de desenvolvimento de novas tecnologias, conferência internacional e fórum de inovação. Serão mais de 1.200 especialistas em tecnologia, design e negócios, unidos pelo desafio de gerar soluções de alto impacto para problemas reais da sociedade e do mercado do Rio. O Hacking Rio acontecerá no Aqwa Corporate, no Porto Maravilha.

A competição de desenvolvedores atrairá times de diversas cidades do Brasil, como Recife, São Paulo, Vitória, Florianópolis e Belo Horizonte, além de equipes de comunidades cariocas como Complexo da Maré e Complexo do Alemão. Serão 15 hackatons simultâneos, onde cada cluster terá seu próprio hackaton com até 100 competidores. Os participantes se dividirão nos seguintes temas: educação, segurança, mobilidade urbana, saúde, turismo, jurídico, economia criativa, energia, jogos, finanças, economia compartilhada e sustentabilidade, alimentos, tecnologia, esporte e indústrias. Os times contarão com o suporte de dez mentores técnicos e cinco especialistas do respectivo segmento.

O projeto mais bem avaliado por uma banca de especialistas receberá a premiação de R$ 15 mil e o direito às patentes dos protótipos desenvolvidos durante o evento. Além disso, a equipe também vai ganhar do Hack Brazil, realizado por alunos do MIT – Massachusetts Institute of Technology (MIT) – e Harvard  o Passe Hacker, que dá direito ao grupo de participar da Fase Maker (aceleração online com mentoria, workshops e atividades) por cerca de três meses e depois ser elegível a disputar a final nos Estados Unidos. Além disso, o Founder Institute vai oferecer a gratuidade no teste de DNA (50 dólares cada) e uma vaga no próximo ciclo de pré-aceleração no Rio, equivalente a 699 dólares, para o empreendedor com melhor nota. Para finalizar, o Sebrae Rio vai levar a equipe vencedora para se apresentar no Tech Crunch, em setembro, nos Estados Unidos.

Trata-se de uma autêntica Olimpíada de Desenvolvimento, garante Lindália Junqueira, co-fundadora do movimento Juntospelo.Rio. O Hacking Rio é o resultado de discussões conduzidas no Juntospelo.Rio sobre inovação e formas de tornar o Rio uma cidade inteligente. O movimento de empreendedores e líderes empresariais apaixonados pelo Rio de Janeiro se uniu para criar e potencializar soluções de problemas por meio da colaboração, da inovação e da tecnologia.

Para comodidade dos participantes, a organização do evento fornecerá alimentação e disponibilizará banheiros para banho. Cada participante deverá levar seu saco de dormir.

Além do hackathon, o Hacking Rio vai contar com outros dois eventos em paralelo: o Rio Summit e o Rio Forum, promovendo uma intensa troca de experiências e de soluções em prol do Estado.

Durante os três dias de evento, acontecerá o encontro de inovadores e empreendedores para compartilhar conhecimento, cases e as melhores práticas do mercado. As palestras vão reunir pessoas, que, apesar da crise econômica atual, tenham se destacado em seus negócios, desenvolvendo projetos ou empreendimentos bem sucedidos. Também integrarão os painéis, potenciais investidores para o processo real de transformação do Rio Smart City 2020. Ainda serão discutidas novas tecnologias e negócios exponenciais que viabilizem essa visão de futuro.

Palestrantes internacionais referência em inovação, tecnologia, empreendedorismo e cidades inteligentes também participarão do encontro. Entre os convidados, ícones como o americano Greg Stevens (fundador e diretor TerraBridge Partners, de Chicago) e Andrew Humphries (empreendedor britânico co-fundador da The Bakery London).

Brasileiros de destaque no segmento de inovação também falarão aos participantes do Hacking Rio. Estão confirmados nomes como Ozires Silva (ex-Ministro e presidente da Embraer), Bernardinho (ex-técnico e empresário), Christian de Castro – presidente da Ancine  e João Mesquita, CEO da GloboPlay, nova plataforma OTT do Grupo Globo.

No dia 28, haverá o 1° Rio Fórum de Internacionalização, com painéis de investidores e startups nacionais e estrangeiras. A ideia é unir investidores e empreendedores do Brasil e de outros paises, startups com a capacidade de escala global para potencializar co-investimentos, acordos de cooperação e troca de conhecimento entre os polos de diversos países.

O objetivo é gerar oportunidades de desenvolvimento de novos talentos nas áreas de tecnologia e business e expandir negócios locais, com foco no mercado global. Hubs de inovação, aceleradoras, startups e scaleups de diversos países estarão presentes no evento.

Yuri Navarro, presidente da “Anjos do Canadá” , participará do Fórum com o objetivo de recrutar startups para serem aceleradas no Canadá.

São do interesse dele empresas de: Tecnologias Limpas; Internet; Mobile; Saúde e Mídias Sociais, entre outras. A canadense Sherry Colbourne (CEO do Spark Center, pólo de inovação tecnológica na região de Toronto) e o brasileiro e João Kepler, sócio da Bossa Nova Investments, eleito melhor investidor anjo do Brasil, também estarão presentes no evento.

O Rio de Janeiro aparece em primeiro lugar no pilar Inovação do Índice de Cidades Empreendedoras 2017 da Endeavor, que anualmente analisa o ambiente empreendedor no Brasil.

A programação completa do evento pode ser acessada pelo site do evento www.hackingrio.com

Serviço:

Hacking Rio

Data: de 27 a 29 de julho de 2018

Horário: Sexta, a partir das de 9h até às 20h de domingo.

Programação completa: www.hackingrio.com

Local: Aqwa Corporate  Porto Maravilha – Rio de Janeiro, RJ