Sumidouro

0
850

As primeiras referências à região, pertencente à época à freguesia do Santíssimo Sacramento de Cantagalo, dizem respeito a uma capela construída em 1822, destinada ao culto de Nossa Senhora da Conceição do Paquequer. Em 26 de abril de 1842, a região foi transferida para a freguesia de Nossa Senhora de Aparecida, e, em 31 de maio de 1843, a localidade foi ela própria elevada a freguesia, com o nome de “Nossa Senhora da Conceição do Paquequer”, inserida no município de Nova Friburgo.

Em 13 de outubro de 1881, com a elevação à condição de vila da freguesia de Nossa Senhora do Monte do Carmo, a freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Paquequer foi transferida de Nova Friburgo para aquela.

Historicamente, a economia da localidade se restringiu às culturas do café, milho, feijão, batata e outros, com emprego de escravos. Mesmo com a abolição da escravatura, em 1888, a economia local ainda manteve o crescimento por algum tempo e em 10 de junho de 1890, ocorreu a elevação a vila e criação de novo município, já com o nome de “Sumidouro”. Na primeira metade do século XX, a economia não se desenvolveu muito, dada a precariedade dos meios de transporte e de comunicação. A despeito dessa relativa estagnação, a sede do município foi elevada a cidade em 27 de dezembro de 1929.