I Festival de MBC do Rio de Janeiro – A Música Brasileira de Concerto com a Cia. Bachiana Brasileira

0
337

Prêmio de Cultura do Estado do RJ em 2009 e uma trajetória brilhante, com críticas extraordinárias no Brasil e no exterior, além de centenas de concertos e gravações nas principais salas, teatros e espaços de concerto na cidade, a Cia. Bachiana Brasileira fará a sua estreia na Cidade das Artes Bibi Ferreira, no próximo dia 22 de dezembro, quinta-feira, às 19h, lançando o I FESTIVAL de MBC do Rio de Janeiro – A MÚSICA BRASILEIRA DE CONCERTO, com obras-primas da produção musical brasileira de Villa- Lobos até a atualidade, com Guerra-Peixe, Breno Blauth, Henrique de Curitiba e Dimitri Cervo. A interpretação ficará a cargo da Cia. Bachiana Brasileira e solistas, reunindo alguns dos melhores profissionais do meio musical, como Alexis Angulo, Cristiano Alves, Felipe Destéfano, Gabriela Queiroz, Jorge Postel e Rubem Schuenck.

Esse imenso acervo chamado de MBC é a marca que dá rosto à Música Brasileira de Concerto e faz um contraponto à MPB, a Música Popular Brasileira, expressão musical já conhecida e reconhecida, nacional e internacionalmente. Entretanto, a MBC, malgrado a sua condição de ilustre desconhecida, é provavelmente o último grande patrimônio cultural a ser descoberto, pelo Brasil e pelo mundo, com força para mudar a imagem do nosso país no exterior.

A criação deste Festival de MBC chega com a missão de contribuir na difusão dos grandes compositores brasileiros da música de concerto, que veio sendo escrita desde os tempos coloniais aos dias de hoje, levando a nossa alma brasileira para os quatro cantos do mundo, onde, sozinha, abrirá portas importantes para todos os brasileiros, porque o nosso país é um manancial musical e, a sua música escrita, um tesouro ainda desconhecido.

 

Um concerto beneficente organizado pelos músicos para a recuperação da Bachiana

Este concerto nasceu da iniciativa espontânea de um núcleo de músicos da orquestra que se reuniu para a realização deste evento com caráter beneficente para o soerguimento do conjunto, doando, portanto, seu cachê para a Bachiana, nesse momento histórico para a continuidade da Companhia e seu papel na vida musical da cidade, voltado agora para um público da Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e adjacências, que talvez só conheça a Companhia através de seu canal na Internet.

” – É tempo de renascimento para a nossa Cia. Bachiana Brasileira, que muito sofreu em meio à luta por sua sobrevivência ao longo da pandemia, com as salas fechadas, a perda de patrocínios e de dezenas de seus associados em isolamento pela Covid, descapitalização e até óbito. Mas quem vier poderá vivenciar não apenas a beleza do som único dessa orquestra tão especial, cultivado ao longo de três décadas, mas também participar do momento do seu levante para o preparo de novas e muitas emoções. Imperdível!” – conclui o maestro Ricardo Rocha – diretor musical e fundador da Cia. Bachiana Brasileira.

 

Maestro Ricardo Rocha 

“The Magical Sound-Sorcerer / Ricardo Rocha, the world ambassador for the classical music of Brazil”.  Título da matéria de página inteira, com fotos frente à Orquestra Sinfônica de Bamberg, da revista trimestral europeia “Drive”, em inglês, francês e alemão – (jan/2001).

Fundou e dirige a SMBB desde 1986 e possui os títulos de Kappellmeister (Concertos Sinfônicos e Ópera pela Universidade de Karlsruhe,Alemanha), Mestre em Regência (UFRJ) e Comendador pelo Poder Judiciário do 23ª. Tribunal Regional do Trabalho Trabalho, TRT.                                                           

Alemanha: criou e dirigiu o ciclo “Brasilianische Musik im Konzert” (1989-2000) para difusão da Música Brasileira de Concerto, frente às Sinfônicas de Bamberg, Turíngia, Südwestfallen e Baden-Baden. 

Brasil: Titular das Orquestras Sinfônicas da UFMT (1992-94) e da E.M. da UFMG, (1994-96), com Cátedra de Regência. Como convidado regeu a OSB, OSTM-SP, OSMG, OPES, OSN-UFF, OSBJ e a OJB. Professor de Regência e Diretor sinfônico de 9 Festivais Internacionais. Gravou mais de 20 programas para TV e rádio, 7 CDs e 4 DVDs. Com a Orquestra Bachiana Brasileira fez turnê em Hanói e Singapura em 2009 a convite do Ministério das Relações Exteriores e hoje conta com mais de 70 vídeos no YouTube, onde se pode acessar um painel de teasers, videogravações ao vivo, com diferentes obras, compositores, formas musicais e estilos de época: https://www.youtube.com/user/CBachianaBrasileira/playlists

É autor dos livros “Regência, uma arte complexa” (2004) e “As Nove Sinfonias de Beethoven – uma Análise Estrutural” (2013); Professor em Masterclasses e cursos de pós-graduação em História da Música na Faculdade São Bento (2000 a 2017), e no Conservatório Brasileiro de Música, (2013-2017). Rocha é também ensaísta, palestrante e professor de História da Música, Formas Musicais e Análise Estrutural.

 


Programa: 

Villa-Lobos (1887-1959)

– Bachianas Brasileiras n. 9 (1945), para Orquestra de Cordas

      . Prelúdio – Fuga 

 

César Guerra-Peixe (1914-1993)

– Concertino para Violino e Orquestra de Câmara (1972),

      . Allegro comodo / Andantino / Allegro un poco vivo

                       Violino: Gabriela Queiroz

 

. Brenno Blauth (1931-1993): 

 – Concertino para Oboé e Orquestra de Cordas  

     . Animado / Andante / Vivo

                      Oboé: Jorge Postel

  

                          – breve Intervalo –

 

. Henrique de Curitiba (1934 – 2008)

 – Poema Sonoro, para Orquestra Cordas

 Uma ode à natureza e ao meio-ambiente

 

. Dimitri Cervo (1968):

 – Pattapiana, para Flauta e Orquestra de Cordas

   Flauta: Alexis Angulo   

 

. César Guerra-Peixe (1914-1993)

– Roda de Amigos

 

     . O Rabugento (Fagote), Felipe Destéfano;

     . O Teimoso (Clarineta), Cristiano Alves;

     .  Melancólico (Oboé), Jorge Postel;

     . O Travesso (Flauta,), Rubem Schuenk; 

 

         Orquestra de Câmara Bachiana Brasileira

             – Direção e Regência: Ricardo Rocha

 

Serviço:

I Festival de MBC do Rio de Janeiro – 2022

A Música Brasileira de Concerto

Com a Cia. Bachiana Brasileira

Data: 22 de dezembro – quinta-feira

Horário: 19h

Local: Cidade das Artes Bibi Ferreira

Teatro de Câmara

Endereço: Av. das Américas, 5300 – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro

Classificação: Livre

Duração aproximada: 90 minutos

Ingressos: R$50,00 (inteira) e R$25,00 (meia-entrada)

Vendas através da plataforma Sympla ou na bilheteria

 

Acompanhe as plataformas virtuais da Cia. Bachiana Brasileira

Instagram: @cia.bachiana

Facebook: Cia.Bachiana Brasileira

YouTube: Cia. Bachiana Brasileira