I Torneio de Robótica do DEGASE no Rio de Janeiro

0
1832

Nesta sexta-feira (24/08), no campus da Coordenação de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Cecel), na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio, foi realizado o I Torneio de Robótica do Degase, organizado pela ASIST – Assessoria de Sistematização Institucional e apoio da DICEL – Divisão de Cultura Esporte e Lazer, órgãos do DEGASE – Departamento Geral de Ações Socioeducativas. O evento foi fechado ao público.

Participação do torneio quatro unidades de internação: Cense PACGC, Escola João Luiz Alves (EJLA), Cense Dom Bosco e CAI Belford Roxo.

O torneio seguiu as regras utilizadas nacionalmente e teve como tema “Trânsito Seguro”. O modelo conceitual do torneio visa o “Desenvolvimento Humano” e os participantes  apresentaram pesquisa relacionada ao tema, enfrentando os desafios de robótica (tecnologia e engenharia) e foram também avaliados quanto à organização e método.

Houve utilização, por parte dos adolescentes, da robótica educacional, do cinema e da arte que, a partir de peças LEGO, para expressarem idéias e anseios para construção de um novo país. A atividade é desenvolvida em todas as Unidades de medida de internação e em 14 unidades de semiliberdade. Iniciativa da SEEDUC em parceria com a Lego Education.

Bela apresentação, importante iniciativa. No nosso entender, projeto que merece divulgação e ter sua implantação motivada à órgãos municipais e estaduais de educação, bem como organizações não governamentais, para educação de nossas crianças e jovens, respeitadas as capacidades de investimento dessas instituições e necessidades dos grupos atendidos, é claro. Mas, sem dúvida, um caminho muito importante para o desenvolvimento de nossas crianças e jovens.

Ouça a entrevista concedida pela Prof. Sandra Decembrino, da ASIST.