Inepac realiza tombamento de casarão histórico no Centro-Sul Fluminense

0
672

Referência arquitetônica no município de Três Rios, cidade localizada no Centro-Sul Fluminense, o Casarão de Generozo Portella foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac). Outros dois imóveis no mesmo quarteirão foram definidos como bens especialmente tutelados, compondo o conjunto visual do local preservado. 

O Casarão foi construído no final do século XIX para servir como residência. Ao longo dos anos, em parceria com a prefeitura local, o imóvel passou a funcionar como uma escola. De acordo com a diretora do Inepac, Ana Cristina Carvalho, o ato do tombamento é de vital importância para a preservação e manutenção da memória fluminense: ” Nossa equipe tem trabalhado com o objetivo de reafirmar os papéis de proteção e de fiscalização conferidos legalmente ao Instituto. Esperamos que este espaço seja ocupado de forma que valorize sua importância histórica e cultural para a cidade de Três Rios “- ressaltou. 

Além do tombamento do Casarão de Generozo Portella, mais dois imóveis foram definidos como bens tutelados: o antigo Cine Rex e o Edifício Irmãos Chimelli. A diretora do Inepac explica o motivo: “Todo bem tombado tem uma área de ambiência definida e, dentro dela, podem existir imóveis que conversem de certa forma – seja por estilo arquitetônico, período de construção ou por também possuírem valor cultural, mas não o suficiente para um tombamento próprio. Desta forma, esses imóveis foram incluídos para compor o conjunto visual junto com o bem tombado” – explicou Ana Cristina Carvalho.

A fachada principal do Casarão de Generozo Portella, voltada para a Praça Salim Chimelli (Rua Nelson Viana), apresenta rica decoração, com arquitrave sustentado por mísulas, platibanda e frontão com medalhão em leque. As entradas se dão por varandas nas fachadas laterais, uma na Rua Nelson Viana, decorada por lambrequim e paravento rendilhado, e outra na Rua da Maçonaria, com paravento de caixilhos para vidros coloridos. O Casarão fica localizado na Rua Nelson Viana, 135. 

Este é o segundo bem tombado pelo Inepac em 2022. Em fevereiro deste ano, o terreiro de candomblé Egbe Ile Iya Omidaye Asé Obalayo, em Sacramento – São Gonçalo, pertencente aos povos tradicionais de matrizes africanas, foi o primeiro patrimônio tombado. O local possui grande relevância cultural e social para os municípios do leste da Região Metropolitana do Estado. 

O terreiro está em funcionamento há mais de 50 anos e acolhe psicologicamente, religiosamente e socialmente centenas de pessoas por mês. O espaço ainda aborda temas atuais durante os encontros, como direitos humanos, direito da mulher e igualdade social e racial.