Instituto Chaya celebra 20 anos de atuação no Rio com mais de 4 mil pessoas impactadas pelos projetos socioculturais   

0
194

“Nossa necessidade é a atividade física inclusiva e acolhedora. Temos relatos de depressão, ansiedade, alcoolismo, solidão, luto, etc. Através dessa observação, quero deixar claro o impacto na vida dessas pessoas que o Instituto Chaya exerce no polo Vila Sarapuí.”, esse é o relato cheio de gratidão de Emily, auxiliar no núcleo Esportes Chaya de Duque de Caxias, RJ. Com o objetivo de mudar e impactar vidas, como relata Emily, o Instituto Chaya completa no mês de maio 20 anos de atuação como provedor nacional de projetos de cidadania de valor, movido por promover a inclusão social e o desenvolvimento sociocultural das comunidades. 

O Instituto Chaya atua como provedor de projetos sociais patrocinados pelos poderes público e privado voltados para a construção da cidadania, com comprovação de capacitação técnico-operacional-profissional nacional nos segmentos educacional, cultural, esportivo, meio ambiente, sustentabilidade e assistência social, que transformam positivamente a população e o território onde está inserido na esfera federal, estadual e municipal. “Trabalhamos incansavelmente através de atividades que agregam valor com papel transformador para promoção da cidadania e na melhoria do discernimento social, político, econômico, esportivo e cultural e capacidade de inserção das pessoas participantes no mercado de trabalho.”, afirma Marcello Di Blasi, Presidente do Instituto Chaya. 

Ao longo desses 20 anos de atuação, a organização promoveu diversos projetos de diferentes segmentos, incluindo oficinas, debates e palestras culturais, montagens de dança e teatro, e muito mais. Foram mais de mais de 200 profissionais impactados diretamente pela geração de emprego e renda, além mais de 4.300 alunos de diferentes idades e classes sociais beneficiados, em mais de 50 núcleos localizados na cidade do Rio de Janeiro e em outros municípios do Estado. “Em muitas dessas regiões, é a primeira iniciativa gratuita que democratiza o acesso aos programas culturais e esportivos. Nos enche de orgulho poder olhar nosso propósito sendo concretizado através do impacto do nosso trabalho.”, revela Marcello. 

Através do estímulo a práticas esportivas e artísticas entre diferentes regiões, o Instituto combate o sedentarismo, a ociosidade e a evasão escolar, incentivando o desenvolvimento de novos talentos, oferecendo atividades para diferentes faixas etárias, fortalecendo o desenvolvimento social e econômico. Como é o caso do aluno Diego Vigorito, de 35 anos, pessoa com deficiência, cadeirante, impactado pelo projeto de dança do núcleo em Mendes, no Rio de Janeiro. “A dança é para todos. Mesmo com suas limitações, o Diego não perde uma aula!”, relata o professor Silvio Eduardo. 

A Instituição é composta por profissionais com notório saber na realização de projetos socioculturais, além da atuação de assistente social a frente dos projetos, com comprovação de projetos entregues e prestações de contas aprovadas pelos Órgãos Gestores, que são referências cultural, esportiva e educacional para toda a região sudeste em função do seu valor no trabalho com o cidadão. A organização soma diversas certificações importantes como CMAS RJ 3 e CMDCA RJ, além de ser um dos únicos institutos credenciados pela Lei Pelé Art. 18 – 18.

Sobre o Instituto Chaya

O Instituto Chaya é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 2003, com notório saber como provedor de projetos sociais patrocinados pelos poderes público e privado, voltados para a construção da cidadania, com comprovação de capacitação técnico-operacional-profissional nacional nos segmentos educacional, cultural, esportivo, meio ambiente, sustentabilidade e assistência social. O corpo técnico que compõe o Instituto Chaya possui histórico de centenas de projetos entregues com sucesso e prestações de contas aprovadas pelos Órgãos Gestores.

Atendimento: Paula Fiuza ([email protected])

Coordenação: Tatiana Marzullo e Ana Carolina Hildebrandt ([email protected] e [email protected])

Contatos: 21. 3150-3053/ 99485-3463