Instituto LafargeHolcim promove capacitação de Pedreiro de Alvenaria na Região Serrana do Rio

0
162

O Instituto LafargeHolcim, responsável por administrar o investimento social da companhia, a Prefeitura Municipal de Cordeiro, a Firjan SENAI SESI e a BrasilNet, firmaram parceria para a realização de uma capacitação técnica profissionalizante gratuita de Pedreiro de Alvenaria, no Parque de Exposições Raul Veiga, em Cordeiro, município localizado na região serrana do Rio de Janeiro. Serão oferecidas 20 vagas, para maiores de 18 anos, independente de gênero, com escolaridade mínima de quinto ano do Ensino Fundamental completo. Não é necessária experiência na área. As inscrições estão abertas até 18/02, pelo link. Quem não tiver acesso à internet, poderá se inscrever no dia 16/02, na Secretaria de Educação de Cordeiro, das 13h às 16h (Endereço: Av Raul Veiga, 135 sobreloja – Centro – em cima do Banco do Brasil). O projeto conta com o apoio da Prefeitura de Macuco. 

 “Esta é mais uma iniciativa desenvolvida pelo Instituto LafargeHolcim, em apoio às comunidades do entorno de suas unidades. A construção civil vive um bom momento de demanda, com previsão de geração de cerca de 110 mil novos postos de trabalho neste ano, e carecendo de mão-de-obra qualificada. Esperamos, desta forma, oferecer uma excelente oportunidade de crescimento profissional para os moradores de Cantagalo, Cordeiro e Macuco, visando a inserção desses profissionais no mercado de trabalho”, explica Marcelle Faria, especialista de Responsabilidade Social do Instituto LafargeHolcim. 

As aulas serão de segunda a sexta, das 18h às 22h, e terão início em 14 de março, com término em julho. O curso é ministrado pela Firjan SENAI SESI e tem carga horária de 276 horas. O primeiro módulo é teórico e vai abordar os temas: QMS – Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde, Introdução a Construção de Edifícios e Leitura e Interpretação de Projetos. O segundo módulo é totalmente prático e inclui técnicas de execução de alvenaria com e sem função estrutural e integração de competências profissionais. A capacitação prevê ainda um módulo de desenvolvimento humano, que vai tratar de questões como: identidade, autocuidado, expressão e interação social, diversidade, direitos humanos, responsabilidade social, mercado profissional, educação financeira e projeto de vida. 

Devido ao grande número de interessados, os candidatos passam por processo seletivo, conforme estabelecido no edital (anexo). O resultado do processo seletivo será divulgado entre os dias 21 e 22 de fevereiro de 2022, por meio de contato telefônico dos organizadores do projeto. Os candidatos deverão realizar sua matrícula no dia 23/02,  no horário das 18h às 20h, no Parque Raul Veigas – Cordeiro (galpão ao lado do Bombeiro). 

 

Sobre a LafargeHolcim 

A LafargeHolcim Brasil atua no país desde 1951 com um claro compromisso com a sustentabilidade, sendo uma das principais empresas do setor de materiais de construção, com foco em cimento, concreto e agregados. A companhia se juntou à iniciativa da Science Based Targets (SBTi) “Business Ambition for 1.5°C”, tornando-se a primeira empresa mundial da indústria de construção a assinar o compromisso de zerar as emissões líquidas de carbono até 2050 e com metas intermediárias até 2030. Seus produtos e soluções inovadores são utilizados em diferentes projetos de construção, de moradias populares às maiores e mais tecnicamente desafiadoras obras de infraestrutura do país. Recebemos em 2021 o selo GPTW – Great Place to Work, um reconhecimento de que somos um excelente local para se trabalhar, e estamos em 10º lugar no ranking GPTW das Melhores Empresas para se Trabalhar no estado do Rio de Janeiro. A LafargeHolcim Brasil é signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU (ONU Mulheres), se comprometendo a desenvolver estratégias e planos de ações voltados para promoção da identidade de gênero e empoderamento feminino no ambiente de trabalho, no mercado em que atua e nas comunidades. Com cerca de 1.400 empregados, a companhia tem um parque industrial distribuído em três das cinco regiões do país: Sudeste (SP, RJ, MG e ES), Nordeste (BA e PB) e Centro-Oeste (GO), com 23 unidades no Brasil. 

Mais informações: lafargeholcim.com.br

 

Sobre o Instituto LafargeHolcim 

O Instituto LafargeHolcim é uma associação sem fins lucrativos, reconhecida como Oscip – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público –, que faz a gestão dos investimentos sociais da LafargeHolcim Brasil. Os projetos de investimento social, apoiados pelo Instituto LafargeHolcim, são desenvolvidos e gerenciados pela comunidade; o Instituto atua como um facilitador. O Instituto LafargeHolcim é associado ao Grupo de Institutos e Fundações e Empresas (Gife) e à RedeAmérica.

 

EDITAL PEDREIRO ALVENARIA

1º Edital

 

Curso que será oferecido neste edital:



 


O curso será gratuito para os candidatos selecionados.

 

DIVULGAÇÃO E PRÉ-INSCRIÇÕES:

A pré-inscrição é gratuita e deverá ser realizada pela internet, através do preenchimento de um formulário online.

Local de Inscrição: Online –  Ficha de Pré-Inscrição: https://urldefense.com/v3/__https:/forms.gle/rsvrR4i5PS4rwqoYA__;!!N96JrnIq8IfO5w!3PpjS-mK54b4VAkQy8xOOneRwZ3nce0hg8Pn__bzJxeITgAQFEDO9OQPB6Q1U9bCNOa_$

Período de Inscrição: 14 a 18/02/2022

O curso será ministrado pelo Sesi/Senai.

Documentos necessários para a pré-inscrição: RG, CPF, Endereço, Data de Nascimento, Email, Telefone de Contato

Será disponibilizado no dia 16/02, das 13h às 16h, ponto para inscrição na Secretaria Municipal de Cordeiro – Endereço:Av Raul Veiga, 135 sobreloja – Centro – Cordeiro (Em cima do Banco do Brasil)

 

PROCESSO SELETIVO

Os candidatos passaram por processo seletivo, respeitando os requisitos abaixo:

– escolaridade mínima exigida (com comprovação) – quinto ano do ensino fundamental
– ser morador de Cantagalo, Cordeiro ou Macuco
– maior de 18 anos

Em caso de mais de 20 pré-inscritos será prioridade aqueles que comprovarem:

– desempregados
– renda familiar menor que 2 salários mínimos
– mulheres

Os demais candidatos ficarão na lista de espera e poderão ser chamados em caso de desistência e conforme classificação.

A comissão gestora entrará em contato com todos candidatos para retorno do processo seletivo. O contato será por telefone ou email.


PERÍODO DE MATRÍCULA:

A matrícula é a que garante o acesso e participação do candidato no curso de Pedreiro de Alvenaria e deve ser realizada dia  23/02, no horário das 18h às 20h.

Local da matrícula: Parque Raul Veiga – Cordeiro (galpão ao lado do Bombeiro) 

 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS: 

Documentos necessários para a matrícula (NECESSÁRIO APRESENTAR OS DOCUMENTOS ORIGINAIS PARA A CONFERÊNCIA NO ATO DA MATRÍCULA):

– RG;
– CPF;
– Comprovante de residência (OBRIGATÓRIO)
– comprovante de escolaridade – Ensino Fundamental Completo (histórico, certificado, diploma, declaração da escola com validade de 30 dias);

DIVULGAÇÃO DOS MATRICULADOS:

Após a conferência da documentação dos candidatos e efetivação da matrícula, o candidato receberá confirmação em seu email ou por telefone/Whatsapp.

 

COMISSÃO GESTORA:

A Comissão Gestora do Projeto Pedreiros de Alvenaria é formada por representantes da LafargeHolcim,  Instituto LafargeHolcim e Sesi/Senai.

 

DISPOSIÇÕES GERAIS:

A Comissão Gestora do Projeto Pedreiros de Alvenaria reserva-se o direito de alterar ou suspender qualquer das etapas acima descritas sem aviso prévio, desde que razões inevitáveis o exijam. 

Segundo a Lei Brasileira da Inclusão n° 13.146/2015 artigo 30, o candidato com deficiência deverá informar previamente (no ato da inscrição) os recursos de acessibilidade de que necessita para participação no processo seletivo. 

Casos omissos e situações não previstas neste Edital serão resolvidos pela Comissão Gestora do projeto Pedreiros de Alvenaria. 

Só será expedido diploma aos concluintes dos cursos que comprovarem a escolaridade descrita necessária  ao pré-requisito do curso; estiverem devidamente matriculados e apresentarem frequência mínima de 75% das aulas.