Instituto LafargeHolcim vai promover capacitação de pedreiro de alvenaria em Cordeiro

0
393

O Instituto LafargeHolcim, responsável por administrar o investimento social da companhia, firmou parceria com a Prefeitura Municipal de Cordeiro, por meio da Secretaria de Educação e a Firjan SENAI SESI para realização de projeto de capacitação técnica profissionalizante gratuita de Pedreiro de Alvenaria, no Parque de Exposições Raul Veiga. As inscrições para as 20 vagas oferecidas serão abertas em janeiro de 2022. Ao final, após avaliação, os aprovados receberão certificado. Para se inscrever, basta ser maior de 16 anos, com escolaridade mínima de 5º ano do Ensino Fundamental. Não é necessária experiência na área.

“Esta é mais uma iniciativa desenvolvida pelo Instituto LafargeHolcim, em apoio às comunidades do entorno de suas unidades. Por meio dessa ação, estamos oferecendo oportunidade de capacitação para formar profissionais de construção civil. Esperamos, desta forma, aumentar a empregabilidade nos municípios de Cantagalo, Cordeiro e Macuco, beneficiando jovens e pessoas em situação de vulnerabilidade. Além da parte técnica, vamos trabalhar as habilidades comportamentais e as competências socioambientais, visando a inserção desses profissionais no mercado de trabalho”, explica Marcelle Faria, especialista de Responsabilidade Social do Instituto LafargeHolcim.

Os detalhes foram acordados em reunião realizada em 8 de dezembro. A prefeitura de Cordeiro irá ceder o espaço para a capacitação, que será ministrada pela Firjan SENAI SESI. Participaram do encontro o prefeito Leonan Lopes Melhorance, vice-prefeito Elvis Lima Costa Mutti, secretários municipais de Educação, Alessandra Salgado, de Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico, Victor Garcia e do Gabinete do Prefeito, Gilberto Salomão, a especialista de Responsabilidade Social do Instituto LafargeHolcim, Marcelle Faria, e os representantes da Firjan SENAI SESI, Paula Bastos e Marcio José.

“A parceria da Prefeitura com o Instituto LafargeHolcim é de suma importância para permitir que o Município ofereça oportunidades de aperfeiçoamento profissional na área de construção civil, setor que está em pleno crescimento e, a cada dia, exige profissionais mais preparados. Assim, estamos fornecendo às empresas mão-de-obra qualificada e preparada para atuar com eficiência em nossa região”, afirma a secretária municipal de Educação, Alessandra Salgado.

As aulas estão previstas para fevereiro, com término em agosto. O curso é ministrado pela Firjan SENAI SESI e tem carga horária de 276 horas. O primeiro módulo é teórico e vai abordar os temas: QMS — Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde, Introdução a Construção de Edifícios e Leitura e Interpretação de Projetos. O segundo módulo é totalmente prático e inclui técnicas de execução de alvenaria com e sem função estrutural e integração de competências profissionais. A capacitação prevê ainda um módulo de desenvolvimento humano, que vai tratar de questões como: identidade, autocuidado, expressão e interação social, diversidade, direitos humanos, responsabilidade social, mercado profissional, educação financeira e projeto de vida.

“Esta é uma formação muito importante. O setor de construção civil foi o que mais cresceu na retomada da economia e já sente a falta de profissionais. Além disso, com o curso, existe a possibilidade de a pessoa trabalhar não só para a indústria, mas também como autônomo. O curso é muito prático e o aluno vai ter acesso aos equipamentos de proteção individual, os EPIs, além de conhecer a tecnologia utilizada no processo, acessórios, ferramentas de produção, instrumento de produção e uso das máquinas. Essa é uma área importante, que oferece a possibilidade de o profissional continuar investindo em si, posteriormente, pela boa rentabilidade do mercado”, esclarece Gil Mairon da Silva, coordenador operacional do SENAI Nova Friburgo.

Sobre o Instituto LafargeHolcim

O Instituto LafargeHolcim é uma associação sem fins lucrativos, reconhecida como Oscip — Organização da Sociedade Civil de Interesse Público –, que faz a gestão dos investimentos sociais da LafargeHolcim Brasil. Os projetos de investimento social, apoiados pelo Instituto LafargeHolcim, são desenvolvidos e gerenciados pela comunidade; o Instituto atua como um facilitador. O Instituto LafargeHolcim é associado ao Grupo de Institutos e Fundações e Empresas (Gife) e à RedeAmérica