Inventores fluminenses encontram incentivo no StartupRio

0
573

O Dia Nacional do Inventor, celebrado em 4 de novembro, surgiu da ideia de incentivar pessoas, independente da repercussão, a apresentarem suas próprias criações. Ter uma data para desenvolver discussões sobre os projetos do futuro também é a intenção desses criadores.

– Hoje em dia, o inventor também precisa ser um inovador, sempre tentando oferecer algo que o mercado busca. É necessário ser um empreendedor, identificar a oportunidade de criar algo novo a partir de um problema – afirmou Ivan Vianna, cofundador da Previsiown, uma plataforma de inteligência de dados que identifica possíveis falhas em veículos. Vianna também é responsável pela formação da turma do StartupRio no Sul Fluminense.

O espírito do Dia do Inventor se encaixa nos objetivos do StartupRio, um programa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro, que também conta com recursos da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). O StartupRio busca fomentar boas ideias que, ao serem nutridas, sejam apropriadas em empreendimentos maduros e relevantes, fortalecendo a base tecnológica do estado. O programa visa incentivar, estimular, apoiar e promover iniciativas de forma a motivar a cultura de inovação tecnológica, criatividade e empreendedorismo no Rio de Janeiro.

Uma dessas ideias que se realizaram e foi fomentada pelo StartupRio é a Shosp, uma empresa voltada para o ecossistema da saúde. Durante o combate à pandemia da Covid-19, a empresa foi a primeira a oferecer telemedicina integrada ao prontuário eletrônico.

– Fizemos muito networking (rede de contatos de trabalho), conhecemos os mentores do programa, que ofereceram bastante conhecimento. Foi uma ótima escola de negócios, uma experiência bastante rica – disse o CEO da Shosp, Rodolfo Canedo.

A Shosp oferece soluções para o dia a dia de clínicas e consultórios de todo o Brasil, facilitando os processos internos da instituição e melhorando a comunicação entre profissionais da saúde, planos de saúde e pacientes.

– Nos últimos dois anos, a equipe do StartupRio, junto com os mentores voluntários, transformou o Programa StartupRio de aceleração em um dos maiores e melhores programas de capacitação de inventores independentes do ecossistema – conclui o coordenador geral do StartupRio, Paulo Espanha.