Jazz Carlota Portella celebra o Dia Internacional da Dança com aulas gratuitas

0
368

Dia 29 de abril se comemora o Dia Internacional da Dança. E o Jazz Carlota Portella vai aproveitar a semana para oferecer aulas abertas para quem quiser experimentar, algumas das modalidades que oferece em sua sede no Jardim Botânico. E no dia 29 mesmo, alunas e professoras vão organizar eventos de dança para celebrar a data. Um dos eventos vai ser uma interação de dança no quarteirão do Jazz Carlota Portella. 

As aulas abertas serão divididas ao longo da semana, de 24 a 27/4 e entre as atividades estão jazz, charme, street dance, ballet clássico e yoga, em diferentes níveis e horários. É só agendar e soltar o corpo. Gratuitamente. 

–  Trabalhamos muito com a frase “Quem dança é mais feliz.”  Nestes 41 anos de estrada, observamos o poder que a dança tem de transformar pessoas e familiares. –, afirma Thereza Mascotte, atualmente à frente do Jazz Carlota Portella. 

A diretora, que há 15 anos desenvolve um trabalho social para formar profissionais no segmento, está lançando um novo projeto, “Adote 1 bailarina”, que possibilita a pessoas físicas ou jurídicas apoiarem alunos com potencial, por meio de bolsas de estudos no JCP. A bolsa inclui aulas duas vezes por semana e mais a participação na apresentação de fim de ano, com o figurino já incluído. Segundo ela, há muito tempo ela recebe visitas de pessoas interessadas em aprender e se qualificar profissionalmente e nem sempre tem como atender a todos. 

 – Através das aulas de dança vamos passar valores como a sensação de pertencimento, fortalecer a autoestima e confiança e desenvolver a disciplina e o coletivo, abrindo novos caminhos e horizontes para estes alunos, que participarão da nossa apresentação de final de ano, que é o evento mais importante da academia”, explica Mascotte. 

Não há limite de idade para participar, mas é importante que os candidatos comprovem não ter condições de manter a aulas para concorrer à bolsa, que poderá ser dividida por até quatro pessoas.  “Nossa proposta é formar novos profissionais na dança.” 

O Dia Internacional da Dança foi criado, em 1982, pelo Comitê Internacional da Dança da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) e escolheu como data o nascimento do mestre francês Jean-Georges Noverre (1727-1810).  Mas aqui no Brasil, é também o aniversário de Marika Gidali, bailarina que, com Décio Otero, fundou o Ballet Stagium em 1971 em São Paulo, inaugurando um novo estilo de dança no país. 

 

Sobre o Jazz Carlota Portella 

O Jazz Carlota Portella foi criado pela coreógrafa em 1982 e segue funcionando no número 119, da rua Jardim Botânico. O endereço foi escolhido porque, diferentemente de outros bairros da Zona Sul, o Jardim Botânico não tinha nenhuma academia de dança na época. E a escolha foi certa: acredita-se que, em 41 anos de atividades, mais de 10 mil pessoas tenham feito aulas no JCP.

Entre bailarinos, coreógrafos e professores que passaram por lá, estão Fátima Bernardes e Claudia Mauro.  A jornalista chegou a participar, ao lado de sua filha Laura, dos espetáculos que marcam o final de ano da escola.  Já a atriz foi uma das primeiras alunas, que, aos 14 anos, vinha do Leblon para as aulas com sua “mestra querida”:

– Foi no Jazz Carlota Portella que aprendi a dançar pra valer. Tenho muitos amigos, histórias e lembranças daquela época incrível. Nos anos 1980, tinha aula com bateria, era o máximo! Amo a Carlota, passei ali uma parte inesquecível da minha vida, com ela – afirma a atriz, que frequenta o espaço até hoje.

Atualmente, a escola oferece aulas de balé clássico, jazz, street dance, sapateado, circo e alongamento, com turmas de crianças (a partir de três anos), adolescentes e adultos de diversos níveis. Além da sede no Jardim Botânico, as aulas acontecem também na Barra, graças a uma parceria com a BodyTech, dentro do condomínio Península. O novo espaço demonstra a tentativa de atender alunos da Zona Oeste.

Os 40 anos da JCP, em 2022, foi marcado pela como a pintura da fachada da casa –  com grafite do artista Marcelo Ment –  e o flash mob na Avenida Vieira Souto, em um domingo de sol que reuniu mais de 100 pessoas, o que surpreendeu os cariocas que passeavam no calçadão. “Foi muito natural, as pessoas começaram a olhar desconfiadas e depois curtiram muito. Tanto que, depois, tivemos que repetir, porque muita gente queria participar”. – lembra Thereza.

 

AULAS ABERTAS 

Dias 24 e 26/04 (segunda e quarta)

8h30           Jazz On Broadway

9h30           Charme

18h             Street Dance Intermediário

18h45        Jazz Contemporâneo Iniciante

19h             Street Dance Avançado

20h             Jazz Contemporâneo Avançado

 

Dias 25 e 27/4 (terça e quinta) 

7h30           Ballet Clássico

8h               Yoga & Movimento

8h30           Jazz Contemporâneo Iniciante

9h30           Jazz Intermediário

10h             Jazz Avançado

19h30        Jazz Iniciante

20h             Jazz Contemporâneo Avançado

 

·  Atividades gratuitas. Necessário agendar e sujeito à lotação da turma.

 

Jazz Carlota Portella

Rua Jardim Botânico 119 – Jardim Botânico – Rio de Janeiro

Tel: 21.2539-0694 | WhatsApp: 21.99911-0221

@jazzcarlotaportella