Lançamento do web programa e web novela Memórias Cariocas

0
706

As pessoas precisam CONHECER para SER e, algum dia TORNAREM-SE MEMÓRIA. Por isso, Memórias Cariocas tem como objetivo resgatar, num clima descontraído como os antigos saraus, a memória histórica e musical do Rio de Janeiro. Além disso, organizar um acervo em áudio, vídeo e fotos. Memórias Cariocas ainda conta com o site – educart.com.br/memorias – que reúne as informações obtidas durante a realização do projeto. Essas informações podem ser compartilhadas com internautas que, por sua vez, também podem contribuir com relatos sobre o seu Rio de ontem e de hoje e com sugestões que concorram para a melhoria da qualidade de vida na cidade.

O projeto Memórias Cariocas é subsidiado pelo Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc. Este apoio se estende à formação de jovens dos 14 aos 25 anos nos cursos intensivos gratuitos, trimestrais, online e presenciais, do Tocando o Rio Digital, realizado no Instituto Tocando em Você (Rua Gal. Roca, 362 – Tijuca – próximo à Praça Saens Peña). São eles: Cia de Musicais Tocando o Rio (música, teatro, dança); Formação em multimídia: Oficinas de Videomaker, Produção Cultural voltada para o teatro, TV e rádio (noções básicas sobre podcasts e operação de áudio); Realização dos web programas: Memórias Cariocas e Orfeu Carioca (formato para TV e rádio); Confecção de podcasts em Oficina Coletiva Colaborativa.

 

MEMÓRIAS CARIOCAS NAS ESCOLAS

“E quantas vezes nós, ao passa por uma velha rua cotidiana, sentimos uma vaga inquietação uma falta de não sei o quê. Vai-se ver, é um simples lanço de muro que demoliram e que, tijolo a tijolo, fazia parte da nossa construção interior, da nossa estabilidade, em suma”

(Poema “Notas da Cidade”, de Mário Quintana)

 

O Grupo Educart e professores do Espaço Cultural Tocando em Você pretendem se integrar, em especial, às escolas da rede pública de ensino apresentando alguns esquetes que relatam parte das memórias cariocas. A proposta é que todos se envolvam pelo clima da Cidade, a partir do relato de “causos” que desvendam pérolas do cancioneiro carioca, àquelas músicas que marcaram época. No espetáculo, artistas interagem com a plateia que ganha espaço para contar histórias que ficaram gravadas para sempre na memória, mas que nunca frequentaram os livros.

O roteiro musical é instigante permitindo que muitas histórias venham à tona. Como eram as noitadas na casa da Tia Ciata? E ser frequentador do bar onde Noel Rosa compunha? O programa de Ari Barroso na Rádio Nacional… A Copacabana dos anos 60… Os primeiros Carnavais com as suas batalhas de confete…

Um olhar poético, de janelas abertas para o presente, revisita o Rio de Janeiro de ontem ao som de Chiquinha Gonzaga, Noel Rosa, Pixinguinha, Donga, Vinícius de Moraes, Cazuza dão ritmo ao espetáculo que, também, propõe a criação de telenovela tendo no elenco jovens capacitados pelos projetos sociais do Instituto Tocando em Você.

 

 

PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO É FESTA CULTURAL GRATUITA!

Para comemorar os 34 anos do Grupo Educart, 33 anos do Espaço Cultural Tocando em Você e os 21 anos da ação social do Instituto Tocando em Você, nos meses de abril e maio será realizada programação gratuita com estreias, oficinas, debates on-line e presenciais.

Abril

 

26/04 – Segunda, a partir das 18h30

Percussão e Dança

Capoeira e Jongo

 

27/04 – Terça, a partir das 18h30

Percussão e Dança (Tambor de Crioula e Tambor das Flores)

Dança de Salão e Mix Dance

 

– Estreias no Canal Youtube Tocando em Você:

– 29/04 – Quinta- Feira

12 h – Lançamento do vídeo de “Aulas Show de Dança do Tocando o Rio Digital”, comemorando o Dia Internacional da Dança, projeto subsidiado pela Lei Aldir Blanc, Secretaria Estadual de Cultura

20 h – Lançamento do web espetáculo Memórias Cariocas, projeto subsidiado pela Lei Aldir Blanc, Secretaria Municipal de Cultura

21h – Lançamento das telenovelas Memórias Cariocas, projeto subsidiado pela Lei Aldir Blanc, Secretaria Municipal de Cultura

 

– 30/04 – Sexta-Feira

– 19 h – Lançamento do web programa Tocando o Rio Digital, projeto subsidiado pela Lei Aldir Blanc, Secretaria Estadual de Cultura

– 20 h – Lançamento do web teatro Orfeu Carioca, projeto subsidiado pela Lei Aldir Blanc, Secretaria Estadual de Cultura

– 21h – Lançamento de programa de rádio web Tocando o Rio Digital e podcasts, projeto subsidiado pela Lei Aldir Blanc, Secretaria Estadual de Cultura

 

Maio

21/05 – Lançamento do web programa Tocando o Rio e podcasts Tocando o Rio Digital.

26/05 – Lançamento do Cine Debate NOVOS TEMPOS. Mães na Epidemia é tema do primeiro encontro. O filme Novos Tempos foi realizado com recursos do Premio de Culturas Populares, edição Teixerinha.

(Exibição de trechos do filme Novos Tempos entremeada por falas e debates sobre como as mães estão vivendo e educando na pandemia)

*Conversa com mães de crianças e jovens com e sem deficiência.

Inscreva-se no canal Tocando em Você no Youtube e fique por dentro de tudo que acontece do Espaço Cultural e no Instituto Tocando em Você.

 

 

QUEM ASSINA

 

O Grupo Educart, responsável pela criação do Espaço Cultural Tocando em Você, que traz na bagagem a produção de projetos aplaudidos pela mídia e pela crítica especializada. Também, mestres experientes nas áreas artísticas e audiovisuais:

Teatro – diretora teatral e atriz, Aline Allesiée.

Dança contemporânea e jazz – Rodrigo Leão

Dança de salão e mix dance – Valter Dias.

Oficinas de Canto – maestro Gilvan Melo com assistência do professor João Paulo Ripper.

Oficinas de Percussão – o mestre da bateria do Salgueiro, Tiago Bial

Produção Cultural – Simone Colucci e Rafael BZ que trabalham com abordagens integradas às Oficinas de Multimídia ministradas por Daniel Mello (Oficina de Introdução à Fotografia e ao Vídeo) e Phillip Jonhnston (Introdução ao Rádio e Cinema com noções básicas sobre operação de áudio e podcasts).