Live: um bate-papo sobre Gaston Bachelard e a ópera “Bem no Meio”

0
678

A ópera “Bem no meio”, que teve sua estreia no Oi Futuro em novembro, promove um bate-papo virtual no dia 22 de dezembro, às 19h pelo https://www.youtube.com/filfestival. A convite de Karen Acioly (idealizadora do FIL – Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens, diretora e escritora), estarão presentes Marcelo de Carvalho, especialista na obra de Bachelard, para falar sobre a importância dele na concepção do espetáculo musical, e a professora da ECO/UFRJ Cristina Rego Monteiro da Luz, especialista em novos formatos e mídias criativas. O encontro contará com trechos da ópera filmada e responderá ao público participante sobre as questões do imaginário poético que envolvem o autor e a obra artística.

A importância de Bachelard no projeto se mede por todo o processo pelo qual foi concebida a ópera. “Do libreto à música e ao espaço poético, tudo respira Bachelard. Por isso, na cenografia temos o que Bachelard chama de ‘topofilia’, espaços de acolhimento e felicidade, como é o ninho, a concha e o ponto. Imagens que nos chegam pelas ressonâncias do nosso imaginário. É sobre os quatros elementos da natureza, água, terra, fogo e ar, ascensão e queda, e os espaços de felicidade que falaremos”, finaliza a diretora Karen Acioly.

Em tempo: A ópera “Bem no meio”, escrita e dirigida por KAREN ACIOLY, com música do compositor francês CAMILLE ROCAILLEUX, é também parte integrante do núcleo de seus dois mestrados, na Sorbonne Nouvelle Paris 3 (Études Théâtrales) e em Educação, na UFF.

Marcelo de Carvalho é pós-doutor em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde também cursou o mestrado e doutorado. Obteve a Laurea in Filosofia na Università Cattolica di Milano. Autor do livros “Conhecimento e Devaneio – Gaston Bachelard e a androginia da alma”, “Gaston Bachelard – Filosofia do inexato – Dinamismo de polaridades como princípio do saber” e “A poética de Gaston Bachelard – Mergulho na imaginação”.

Cristina Rego Monteiro da Luz é Doutora em Comunicação e Cultura, Professora Associada do Departamento de Expressão e Linguagens da ECO e Pesquisadora do Programa de Pós Graduação em Mídias Criativas da UFRJ, onde também leciona no Mestrado Profissional. Foi Vice Diretora da Escola e é Coautora do novo currículo do Curso de Jornalismo da UFRJ. Atuou durante 28 anos no telejornalismo diário, como repórter especial e apresentadora de telejornais das TVs Bandeirantes, Manchete e CNT. Recebeu prêmios por sua atuação como jornalista, entre eles o Prêmio Vladimir Herzog, do Sindicato de Jornalistas de São Paulo. Respondeu pela Chefia de Comunicação da Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro e da ANS.

 

Serviço

Espetáculo ‘Bem no Meio’ promove bate-papo sobre o filósofo Gaston Bachelard

Com: Karen Acioly, Marcelo de Carvalho e Cristina Rego Monteiro da Luz

Dia 22 de dezembro, às 19h pelo https://www.youtube.com/filfestival

Gratuito

Classificação: Livre

Esse projeto tem como parceiros institucionais o Consulado Geral da França no Rio de Janeiro e o FIL Festival. Também conta com o patrocínio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro e Oi.

Correalização: Oi Futuro e Borogodó Empreendimentos Culturais