Luzeiro retoma turnê gratuita pelos coretos do Rio de Janeiro

0
139

Quatro coretos da cidade serão palco da 4a edição do projeto ‘O Som dos coretos 4ª Edição: Luzeiro’. Serão quatro apresentações nos meses de setembro e outubro: Gamboa, (participações especiais: Negadeza e Andrea Ernest Dias), Sepetiba, Méier e Aterro do Flamengo, além de um bate papo virtual com os integrantes do grupo sobre a história e a linguagem das bandas de música.

O projeto é contemplado pelo edital Pró-Carioca, programa de fomento à cultura carioca, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Cultura e realizado pela Maracujá Cultural Produções.

Antigamente o que guiava os ouvidos era a música. Os instrumentistas se apresentavam em coretos, espalhados pelas praças da cidade. Era um barato. O grupo Luzeiro indica esse bom caminho, sem maquiagens, e toma esses bucólicos espaços públicos com o mesmo repertório dos velhos tempos, na verdade, obras atemporais. A partir de 20 de setembro, ‘O Som dos coretos 4ª Edição: Luzeiro’ inicia uma turnê por quatro coretos em diferentes pontos da cidade.

  No dicionário, está lá a definição: luzeiro é tudo o que emite luz, que brilha; astro, estrela. Sim, assim são os integrantes do Luzeiro, músicos da maior grandeza, professores da Escola Portátil de Música. E não menos brilhantes são as músicas das bandas tradicionais (também chamadas bandas sinfônicas, ou filarmônicas) resgatadas em seu repertório, temas que datam do início do século XX e se estabeleceram, sendo ouvidas e curtidas com o mesmo frescor até os dias de hoje. Entre polcas, choros, valsas, marchas e dobrados, o roteiro apresenta ainda obras de compositores contemporâneos, como Moacir Santos, Maurício Carrilho e Cristóvão Bastos.

Palco de poetas e cantadores nos tempos idos, os coretos – que ainda resistem em cidades do interior, mas nas capitais estão abandonados – vão voltar a vibrar. As apresentações, gratuitas, serão realizadas dias

20 e 21 de setembro e dias 4 e 5 de outubro. Além disso, no dia 19 de setembro, será realizado um bate papo virtual, no canal do Youtube da realizadora do projeto, a Maracujá Cultural, com os integrantes do grupo que contarão um pouco da história e linguagem das bandas de música.

SERVIÇO:

19/09 (sexta) – 19h30: Bate papo virtual sobre a história e linguagem das bandas de música

Youtube @maracujacultural6759

20/09 (sábado) – 16h: Encontro no Coreto da Praça da Harmonia – Gamboa (Participações especiais: Negadeza e Andrea Ernest Dias)

21/09 (domingo) – 10h: Apresentação no Coreto da Praça Washington Luís – Sepetiba

04/10 (sábado) – 16h: Apresentação no Coreto do Jardim do Méier – Méier

05/10 (domingo) – 10h: Apresentação no Coreto Modernista do Aterro do Flamengo – Flamengo

Grupo Luzeiro

Formado em 2009 por Marcelo Bernardes (Flauta/Flautim), Rui Alvim

(Clarinete), Pedro Paes (Sax Tenor), Aquiles Moraes (Trompete), Everson

Moraes (Trombone), Thiago Osório (Tuba), Magno Julio (Percussão) e

Marcus Thadeu (Percussão), o grupo Luzeiro trabalha para difundir e

manter viva a tradição das bandas de música. No repertório do projeto

estão  polcas, choros, valsas, schotisch, marchas e dobrados presentes

no repertório de bandas tradicionais, adaptadas pelo grupo para a sua

formação. São interpretadas obras de compositores do inicio do séc XX,

como Anacleto de Medeiros, Ernesto Nazareth e Pixinguinha, e de

compositores contemporâneos, como Mauricio Carrilho e Nailor Proveta.

O projeto

“O Som dos Coretos” se propõe a realizar um resgate histórico tanto do

repertório das bandas tradicionais quanto da utilização dos coretos  no

Rio de Janeiro. O projeto foi idealizado em 2011 pelo grupo Luzeiro, a

partir da percepção de que a história das bandas tradicionais de música

e a história  dos coretos de praça mantêm uma forte relação.

Na primeira edição do projeto, foram realizadas quatro apresentações do

grupo em diferentes coretos de praças públicas do Rio de Janeiro: Coreto

do Jardim do Méier, Coreto da praça da Harmonia (Gamboa), Pagode Chinês

(Quinta da Boa Vista) e Coreto Modernista do Flamengo.

Na segunda edição, em 2014, o Luzeiro fez cinco apresentações recebendo

grupos convidados (Fanfarrada, Orquestra Voadora, Go East Orkestar,

OOJazz e  Na Paralela do Frevo), multiplicando as possibilidades de

repertório e sonoridade que grupos com formação de sopros e percussão

podem oferecer. As apresentações foram realizadas nos Coretos de Vigário

Geral, Coreto do Jardim do Méier, Coreto da Praça da Harmonia (Gamboa),

Coreto  Modernista do Flamengo e Coreto de Sepetiba.

Na terceira edição, em 2016, o projeto homenageou Anacleto de Medeiros.

Foram quatro apresentações, incluindo uma na Ilha de Paquetá, local onde

nasceu o homenageado (Coreto da Praça São Roque), com a participação da

banda do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, que teve Anacleto como

primeiro maestro. As datas se completaram na capital carioca, no Coreto

Modernista do Parque do Flamengo, com participações de Antônio Rocha,

Zé da Velha e Silvério Pontes, e Nailor Proveta.

A história dos coretos

No Brasil os coretos populares, construídos em praças públicas, surgiram

no início do século XX para atender cantadores, poetas e principalmente

bandas de música que habitualmente se apresentavam nesses locais. Por

isso até hoje muitos se referem às bandas de música tradicionais como

“bandas de coreto”. No interior do estado do Rio os coretos de praça

ainda são ativos, e recebem constantemente suas bandas locais. Mas na

capital, eles se tornaram monumentos abandonados e silenciosos, que

precisam ser revitalizados.

Serviço:

Evento: ‘O Som dos coretos 4ª Edição: Luzeiro’

Entrada: Gratuita

Realização: Maracujá Cultural Produções Artísticas

Apresentação: Governo Federal, Ministério da Cultura, Prefeitura da

Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura

Instagram: @luzeiro_coretos