Mesa Brasil Sesc RJ distribui 1 mil hambúrgueres a moradores do Complexo do Alemão

0
134

Depois da Rocinha, Morro dos Prazeres e Santa Cruz, o Mesa Brasil Sesc RJ chegou nesta sexta-feira (24/7) ao Complexo do Alemão com a operação de distribuição de hambúrgueres que vem ocorrendo semanalmente desde o dia 3 deste mês. Os 1 mil sanduíches foram entregues a moradores de comunidades como Morro do Adeus, Morro da Baiana e Grota.

A ação é uma união de esforços de vários parceiros para transformar em 10 mil sanduíches parte de uma doação de 16 toneladas de carne vegetal recebida pelo programa do Sesc RJ e que serão revertidas a pessoas em situação de vulnerabilidade social de comunidades do Rio.

Os hambúrgueres são preparados por colaboradores do Sesc RJ no restaurante da instituição no Norte Shopping com insumos doados por diversos apoiadores: Burger King (carne), O Burguês, Bread Maker, Los Paderos (pão), Costelão do Cadeg (embalagem), produtores rurais de Nova Friburgo (alface e tomate), lanchonetes das unidades Sesc RJ e cozinhas profissionais do Senac RJ (condimentos e bebidas), fechadas temporariamente por conta da pandemia da Covid-19.

A distribuição dos sanduíches está em linha com a ampliação do escopo de atuação do programa do Sesc RJ, que antes da Covid-19 distribuía alimentos não perecíveis e in natura a entidades cadastradas. Em razão da demanda crescente ocasionada pela pandemia e pelo isolamento social, o Mesa Brasil Sesc RJ tem se dedicado também a distribuir os pratos prontos ao público final. Além dos hambúrgueres, às sextas-feiras, o programa entrega refeições às quintas.

De 1 janeiro a 20 de julho deste ano, o Mesa Brasil Sesc RJ já arrecadou cerca de 1.105 toneladas de alimentos junto a mais de 200 parceiros doadores. Os donativos foram distribuídos a mais de 300 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social de 39 municípios do estado. Desde o começo da pandemia, já são mais de 621 toneladas de alimentos arrecadados e que estão sendo destinados àqueles mais impactados pelos efeitos econômicos do isolamento social. Noventa militares do Comando Conjunto Leste – envolvendo Marinha, Exército e Aeronáutica – apoiam na logística de recebimento e distribuição das doações.