Mesa Brasil Sesc RJ homenageia apoiadores do combate à fome na pandemia e anuncia parceria com a FAO

0
413

Dois anos sem realizar seu encontro anual de parceiros, o programa Mesa Brasil Sesc RJ voltou, nesta terça-feira (30/8), a reunir e homenagear pessoas e instituições que contribuem com seu trabalho de combate ao desperdício e à fome. Desta vez, em evento no Vivo Rio, o reconhecimento teve um caráter especial: agradecer pelo apoio prestado durante a pandemia. Do início de 2020 até esta terça-feira foram distribuídas mais de 6 mil toneladas de alimentos em todo o estado do Rio.

Criado em 2000, o Mesa Brasil Sesc RJ atua como uma ponte entre quem pode doar e quem precisa receber. Atualmente, o programa recebe alimentos não perecíveis e in natura de cerca de 200 parceiros e os reverte para mais de 1.300 instituições socioassistenciais cadastradas, que, por sua vez, atendem pessoas em situação de vulnerabilidade.

Durante a pandemia, esse trabalho foi reforçado e diversificado para dar conta dos impactos econômicos e sociais provocados pela Covid-19. Forças-tarefas foram criadas para levar alimentos a diversas regiões do estado do Rio. De abril a junho de 2021, os caminhões do programa levaram 60 toneladas de hortifrutigranjeiros para 26 mil pessoas de 24 municípios.  Em julho, agosto e setembro uma outra caravana distribuiu 5 mil cestas básica (75 toneladas) a mais de 17 mil pessoas no mesmo número de cidades.

Em 2020, no auge do isolamento social, até refeições prontas e lanches – que não é o foco do programa – foram preparados e entregues a pessoas em situação de vulnerabilidade. O programa contabilizou 16 mil refeições e 10 mil lanches distribuídos.

“Gostaria de ressaltar que a colaboração de cada um de vocês é fundamental para levarmos esperança à mesa de milhares de pessoas todos os dias. O Brasil, mesmo sendo o maior produtor de alimentos do mundo, ainda luta contra a fome, o que é um contrassenso. São mais de 33 milhões de pessoas que vivem essa dura realidade, 14 milhões a mais que em 2020 – números que deixam evidente o agravamento desse cenário em função da pandemia”, salientou o presidente do Sistema Fecomércio RJ e Sesc RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior.

Unindo forças com agência da ONU

O dirigente também anunciou no evento que em breve o programa Mesa Brasil Sesc RJ celebrará um protocolo de intenções com a agência da ONU para a Alimentação e a Agricultura (FAO). O documento tem como objetivo o intercâmbio de informações e a realização de projetos conjuntos que busquem a assistência e a segurança alimentar e nutricional no estado do Rio. O presidente da FAO no Brasil, Rafael Zavala Gomez Del Campos, também participou da cerimônia, e alertou para as causas da fome no mundo, dizendo que a segurança alimentar está sob uma “tempestade perfeita”.

Quais são as causas da fome? São quatro, nessa ordem: um conflito armado; uma crise econômica; um choque climático, com secas e enchentes; e uma crise sanitária provocada por uma pandemia. Essas quatro causas estão acontecendo simultaneamente em muitos lugares do planeta, precisamente estamos numa tempestade perfeita. Vivemos um cenário muito difícil de insegurança alimentar no Brasil e no mundo, mas sem o trabalho de todos vocês, esse cenário seria muito pior, com toda a certeza”, disse o presidente da FAO no Brasil.

A primeira-dama do Estado, Analine Castro, também participou da cerimônia e foi homenageada na categoria “Associações, órgãos governamentais e conselhos” pelo trabalho à frente da ONG RioSolidario.