MIS receberá cerca de R$ 120 mil para preservação de acervo

0
650
03092014 - MIS comemora 49 anos e lança agenda do cinquentenário

O Museu da Imagem e do Som (MIS) receberá, no próximo dia 2 de dezembro, cerca de R$ 120 mil para a aquisição de equipamentos para a preservação de seu acervo. A fundação, vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, foi contemplada por edital dos fundos internacionais Prince Claus Fund e Gerda Henkel Foundation. O projeto prevê o monitoramento das condições ambientais e a elaboração de um plano de gerenciamento de riscos para a proteção do acervo, que inclui cerca de 1,1 mil depoimentos com 4 mil horas de gravação de profissionais da cultura. O museu tem ainda mais de 30 coleções com aproximadamente 300 mil documentos dos mais variados formatos.

– A conservação do acervo do Museu da Imagem e do Som, através de seu gerenciamento de risco, representa o aumento da seguridade e manutenção deste acervo de parte significativa da memória carioca e nacional. Tal projeto garante a segurança, o controle e a preservação dos itens do acervo MIS, principalmente no que se refere a furtos e sinistros, variação de temperaturas e umidade – disse Clara Paulino, presidente da Fundação Museu da Imagem e do Som.

Inaugurado em 1965, o Museu da Imagem e do Som é considerado o primeiro museu audiovisual do Brasil. O MIS tem em seu acervo ainda 93 mil fotografias, com 1,7 mil negativos em vidro e 26 mil estereoscópicas; e uma discoteca de quase 60 mil discos, entre LPs, compactos e 78 RPM, incluindo cerca de 18 mil discos da Rádio Nacional, reunindo músicas, novelas e scripts de programas que marcaram época. Além do acervo documental, o MIS possui uma reserva técnica, onde estão guardados os objetos tridimensionais das diferentes coleções e uma biblioteca com cerca de 9 mil títulos.

Sobre os fundos

O Fundo Prince Claus é de origem holandesa e desde 1996 apoia a cultura e o desenvolvimento de instituições. A Gerda Henkel Stiftung é uma fundação baseada em Düsseldorf, na Alemanha, responsável por promover a preservação do patrimônio cultural.