Morre a cantora Gal Costa

0
354

A MPB está de luto. Faleceu nesta quarta-feira, aos 77 anos, a grande cantora Gal Costa, um dos maiores nomes da nossa música. A causa da morte ainda não foi divulgada. Gal deixa o filho Gabriel Costa Penna Burgos, de 17 anos.

Dona de voz marcante, Gal Costa era uma das atrações do Primavera Sound, festival que aconteceu em São Paulo, mas cancelou sua participação por estar em recuperação após passar por procedimento de retirada de nódulo na fossa nasal direita, realizado há três semanas. Seus shows estavam suspensos até o final de novembro. 

Maria da Graça Costa Penna Burgos nasceu em 1945 em Salvador/BA. Sua estréia foi na década de 1960, ao lado de Caetano Veloso, Maria Bethânia, Tom Zé, Gilberto Gil, no espetáculo Nós, Por Exemplo, em 1964.

Seu primeiro álbum de estúdio foi lançado em 1967, “Domingo”, com parceria de Caetano Veloso. Em 1968,  participou do disco “Tropicália ou Panis et Circencis “.(1968), um dos mais importantes da história da música brasileira. Seu primeiro trabalho solo foi em 1969, com sucessos como “Não Identificado” e “Que Pena”. Também em 1969,  gravou o segundo disco solo, “Gal”, com sucessos como “Meu nome é Gal” e “Cinema Olympia”. 

Foi eleita como a sétima maior voz da música brasileira pela revista Rolling Stone Brasil em 2012.

Aos familiares de Gal, nossos sentimentos de pesar.

À grande cantora Gal Costa, nossa saudade.