Museu da Imagem e do Som recebe acervo do cantor, pianista e compositor Ivan Lins

0
214
o Cantor e compositor Ivan Lins assina a doação de seu acervo para o Mis. participan o Presidente do Mis, Cesar Miranda e o Curador da instituição, Hugo Sukman

O presidente do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (MIS), Cesar Miranda Ribeiro, recebeu na tarde de sexta-feira (28/04), o músico Ivan Lins para a assinatura oficial do Termo de Doação do seu acervo. O encontro aconteceu na sede do Museu, equipamento cultural do Governo do Estado, na Lapa, e contou também com a presença do curador Hugo Suckman e do filho do artista, João Lins.

Autor de sucessos inesquecíveis, compositor com músicas gravadas por talentos consagrados como Elis Regina, Gal Costa e Simone, Ivan Lins é mais um nome importante que reconhece a responsabilidade e a missão do MIS RJ e da cultura brasileira.

A coordenação do trabalho referente ao acervo doado ficou a cargo da diretoria técnica operacional do museu. Foram 11 caixas com mais de 500 itens: 55 fitas de rolo, fitas cassete, LPs, fitas de vídeo em VHS, em Betacam e ainda fotografias em papel, registros em formato digital, partituras e documentos textuais. O acervo passou pela fase denonimada de arrolamento, quando as caixas são abertas e o conteúdo é listado, separado por tipos de suportes e setores técnicos do museu, para a seleção e avaliação.

A sede do MIS conta com mais de 350 mil itens, como documentos nos mais variados suportes: fotografias em papel, negativos em vidro, negativos estereoscópicos, cartazes, gravuras, discos, filmes, fitas de vídeo e de áudio em diversos formatos, documentos textuais, partituras e objetos tridimensionais (instrumentos musicais, indumentária, medalhas, troféus, etc.). Este acervo, que constitui uma significativa parcela da memória carioca, foi doado ou adquirido de personalidades relacionadas aos diversos setores culturais, com ênfase para a música popular brasileira. Tudo no Museu da Imagem e do Som é monumental, um museu vivo, dinâmico, que abriga o legado de talentos gigantescos da nossa cultura, personagens que merecem o conhecimento das novas gerações e a reverência dos que já têm intimidade e apreço por sua arte.