Museu de Arte do Rio – MAR tem horário prioritário para pessoas com deficiência intelectual e mental

0
152

A partir desta semana, o Museu de Arte do Rio vai oferecer um horário de atendimento prioritário para visitas de pessoas com deficiência intelectual e mental nas exposições. Todas as sextas, das 11h às 12h, o público vai encontrar mudanças que vão  nas exposições, como adaptações sonoras e de iluminação com objetivo de equilibrar os estímulos e favorecer uma visitação mais fluida. Além disso, as equipes de atendimento ao público participaram de formações sobre inclusão com foco na acessibilidade atitudinal. 

Esta é mais uma etapa na direção de promover mais acessibilidade ao público do MAR, na perspectiva de que a população compreenda que este espaço é para todos. A medida também está de acordo com a Lei Municipal nº 6.278, que institui a obrigatoriedade dos museus e casas culturais que ficam abertos à visitação pública dentro do Município do Rio de Janeiro a reservar um horário de atendimento exclusivo para visitação de Pessoas com Deficiências Intelectuais e/ou Mentais e seus acompanhantes.

 

O Museu de Arte do Rio

Iniciativa da Prefeitura do Rio em parceria com a Fundação Roberto Marinho, o Museu de Arte do Rio passou a ser gerido pela Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) desde janeiro deste ano, apoiando as programações expositivas e educativas do MAR a partir de um conjunto amplo de atividades para os próximos anos. “A OEI é um organismo internacional de cooperação que tem na cultura, na educação e na ciência os seus mandatos institucionais, desde sua fundação em 1949.

O Museu de Arte do Rio, para a OEI, representa um instrumento de fortalecimento do acesso à cultura, intimamente relacionado com o território, além de contribuir para a formação nas artes, tendo no Rio de Janeiro, por meio da sua história e suas expressões, a matéria-prima para o nosso trabalho”, comenta Raphael Callou, diretor e chefe da representação da OEI no Brasil.

Após o início das atividades em 2021, a OEI e o Instituto Odeon celebraram parceria com o intuito de fortalecer as ações desenvolvidas no museu, conjugando esforços e revigorando o impacto cultural e educativo do MAR, onde o Odeon passa a auxiliar na correalização da programação.

O Museu de Arte do Rio tem o Instituto Cultural Vale como mantenedor, a Equinor como patrocinadora master, o Itaú como patrocinador e o Grupo Renner como apoiador, todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A Escola do Olhar conta com o patrocínio da Wilson Sons e Machado Meyer Advogados via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS, é também patrocinada pelo RIOgaleão e Icatu e tem a Cultura Inglesa como apoiadora Educacional. O Instituto Olga Kos patrocina os recursos de acessibilidade do MAR.

O MAR conta ainda com o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e realização da Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e do Governo Federal do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro em parceria com a Fundação Roberto Marinho, o MAR tem a gestão da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) e o Instituto Odeon como correalizador das atividades. 

Mais informações em www.museudeartedorio.org.br


Serviço:

Horário de atendimento prioritário

Todas as sextas, das 11h às 12h 

Museu de Arte do Rio

Praça Mauá, 5 – Centro – Rio de Janeiro

Funcionamento do MAR: das 11h às 18h (última entrada às 17h)

Ingressos no link da bio ou na bilheteria do Museu

Inteira: R$ 20 | Meia: R$ 10