O clássico e o contemporâneo da dança no Theatro Municipal Palco Livre

0
714

Na semana de comemorações do Dia do Bailarino, o Theatro Municipal Palco Livre convida dois grandes nomes da dança no Brasil: Nora Esteves, primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e Alex Neoral, diretor e coreógrafo da Focus Cia de Dança. Ela é um ícone da dança clássica; ele é um fenômeno da coreografia contemporânea. Os artistas vão abordar o clássico e o contemporâneo em diversos tópicos: a trajetória da carreira, desde o início até a experiência internacional, as preferências do público, quando o bailarino deve parar e como ele consegue lidar com o fim de carreira, a importância do balé clássico para a técnica e o que o contemporâneo e o clássico têm em comum. O bate-papo começa às 17h, no Instagram do Theatro (@theatromunicipalrj).


Sobre Alex Neoral

Alex Neoral iniciou seus estudos em dança em 1994. Fez parte de companhias cariocas como: Cia de Dança Deborah Colker, Cia Nós da Dança, Grupo Tápias e Cia Vacilou Dançou.Em 2000, fundou a FOCUS CIA DE DANÇA, e hoje ela é uma das cias mais atuantes do Brasil, já tendo se apresentado em mais de 90 cidades nacionais assim como em países como Alemanha, Itália, Panamá, França, Portugal, Estados Unidos, Canadá, México, Costa Rica e Colômbia. Como professor de dança contemporânea, ministrou aulas em Washington DC, Canadá e na Itália, além de vários workshops pelo Brasil.Como coreógrafo convidado fez inúmeros trabalhos destacando a remontagem de “PATHWAYS” para o CityDance Ensemble de Washington DC, peças inéditas para Teatro Bolshoi no Brasil, Cia Nós da Dança e e para São Paulo Cia de Dança, além de musicais e peças teatrais.Atualmente é coreógrafo da comissão de frente da Unidos da Viradouro, somando 11 carnavais. Em 2016, sua Cia foi agraciada com a Comenda Ordem do Mérito Cultural, o prêmio mais importante do Ministério da Cultura.

 

Sobre Nora Esteves

Primeiro bailarina do teatro Municipal do Rio de J aneiro, com carreira também no exterior, Joffrey Ballet, Companhia Roland Petit,Teatro Massimo em Palermo, Ópera de Munique.Jurada em 2018 do prêmio Benois de la Danse, professora convidada da Ópera de Roma

 

Serviço:

Theatro Municipal Palco Livre, Vale e Petrobras convidam Alex Neoral e Nora esteves em ” O clássico e o contemporâneo da dança”

Data: 3 de setembro – quinta-feira

Live às 17h

Instagram: @theatromunicipalrj

Patrocínio Ouro @valenobrasil e @petrobras