“O Cluster” retorna com edição digital movimentando as redes sociais

0
650

Como fazer de um evento físico de sucesso, uma versão digital? O tradicional evento O Cluster, que se consolidou como uma plataforma da economia criativa na cidade, retorna no domingo, 21 março, das 14h às 21h. E se adaptando ao novo normal, apresentam ao público ‘O Cluster Digital’, em uma versão especial dedicada a cena criativa atual, onde experimentarão as ferramentas usadas por muitos no dia a dia, como o Instagram, conectando criadores, produtores, ateliers, artistas, bandas e profissionais da cadeia produtiva, promovendo ainda atrações culturais, de forma totalmente digital. A programação é gratuita e transmitida ao vivo em sua plataforma no Instagram @ocluster.

Patrocinado pela Prefeitura do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc no projeto de Fomento Inciso III, a programação traz apresentações musicais, exposições digitais, marcas de moda e publicações, debates e ações gastronômicas.

Com idealização e curadoria de Carolina Herszenhut, a agente cultural e ativista já contabiliza mais de 40 edições, em três estados brasileiros, Rio, Belo Horizonte e Recife, fazendo a ponte com quem cria e quem consome, gerando negócios na cena criativa das cidades. E, para não deixar de movimentar o cenário da produção criativa se desafia a tornar seu evento de forma digital.

‘O Cluster Digital’ tem como objetivo aproximar o público através de uma programação que crie conexões com o mundo criativo e proporcione um diálogo com outras linguagens artísticas como: música, arte, design, tecnologia e gastronomia. O evento reunirá cerca de 50 empreendedores, a fim de fomentar e aquecer a cadeia produtiva da moda, uma das que mais movimenta a economia.

A programação contará com um festival multicultural com música, arte, design, moda e gastronomia. Haverá ações online, com exibições ao vivo, lives, e muito conteúdo inédito, além de shows, debates e exposições digitais. E, para incentivar o público a conhecer as novidades apresentadas, durante o evento haverá descontos de 5% na compra das marcas participantes.

E, se tratando de um evento criativo, que repensa formas seguras de conexão, não faltará interatividade virtual.

Nesta segunda-feira, 15, será lançado um concurso de bandas que ficara no ar, para votação dos internautas até dia 18, a banda com mais likes ganhará uma live ao vivo dentro da programação de domingo.

Durante a semana de 15 de março, até as vésperas do evento, no dia 19 de março, a produção preparou uma apresentação especial em sua badalada página de Instagram @ocluster. Diariamente, todos os participantes serão apresentados, através de posts, onde será criado um dinâmico e intuitivo “Guia O Cluster”. Neste guia serão apresentadas as novidades da gastronomia, a abertura de ateliers, os bastidores dos artistas mostrando seus trabalhos, além de vídeos informativos sobre os processos de produção de moda e arte.

Para a idealizadora do O Cluster, Carolina Herszenhut, é impossível substituir o calor humano. Mas, ela segue otimista por ter as conexões virtuais aproximando as pessoas.

“É difícil suprir esse momento de encontro das pessoas, da energia contagiante e de troca. Mas, não podemos deixar de fomentar a economia de forma criativa. Estivemos desde 2019 parados e ainda veio a pandemia, que nos fez repensar. Voltamos para impulsionar essas iniciativas e queremos aproximar as pessoas de forma coletiva, no universo digital, nas plataformas digitais que mais passamos o dia, como o Instagram, e o IGTV. É um desafio, mas, queremos construir isso junto ao nosso público, gerando ainda novos públicos, já que o virtual rompe barreiras,” finaliza, Carolina.

Sobre Carolina Herszenhut

Idealizadora do O Cluster, agente cultural e ativista, diretora da produtora Aborda que agencia artistas visuais nas cidades do Rio de janeiro e São Paulo. No ano de 2012 criou O Cluster, a primeira e maior plataforma de economia criativa do Rio de Janeiro, tendo realizado mais de 25 eventos com cerca de 100 mil pessoas nas cidades do Rio, Belo Horizonte e Recife. Carol é formada no curso de Gestão e Criação Contemporânea na La Casa Encendida, em Madri, MBA em Gestão Cultural pela Associação Brasileira de Gestão Cultural e tem feito a diferença nas conexões entre empreendedores e fazedores da cultura e da moda, movimentando a cena da economia criativa, com suas produções.

Confira a programação:

14h – Live sobre arte com visita a um atelier
15h – Live sobre moda
16h – Programação surpresa
17h – Live com joalherias
18h – Live sobre Arte urbana
19h – Apresentações de pocket show da banda vencedora com transmissão ao vivo;

Serviço:

Ações de interatividade pré-evento

Data: de 15 a 18 de março

O Cluster Digital

Data: 21 de março – domingo

Local: Virtual – Instagram @ocluster

Horário: das 14 às 21 horas

Entrada: Gratuita