O FIL segue a todo o vapor com uma série de espetáculos e bate-papos até 6 de novembro

0
321

O FIL Festival continua provocando e instigando até o dia 6 de novembro no CCBB Rio, com atrações especiais para o mundo infantojuvenil. Uma das joias da programação é a estreia da Ópera-instalação Bem no Meio, novo projeto da inquieta escritora, atriz, diretora e idealizadora do FIL, Karen Acioly, que convida o público a assistir às sessões contemplativas do espetáculo – segunda etapa do projeto iniciado com apresentações presenciais, no fim do ano passado. Serão oito únicas apresentações onde o espectador poderá ver e sentir a ópera expandida em sessões de cinemópera (cinema + ópera + instalação). Dias 29 e 30/10 e 5 e 6/11, com entrada gratuita. (14 e 16h) 

Antes, o festival reúne dois trabalhos voltados ao público jovem; TÉKHNE e 5#CALLS no mesmo palco, misturando dança, tecnologia e artes digitais, no dia 22 de outubro (gratuito). Na sequência, o espetáculo “Enquanto Borbulha” faz apresentação no dia 23 de outubro, e no dia 29 o festival apresenta o espetáculo “Ah, se La Fontaine estivesse aqui! – A Cigarra e a Formiga”, único evento realizado na Casa França-Brasil (gratuito). 

O FIL ainda promove o Seminário FIL – Encontros Notáveis: A Experiência da Literatura – 3 a 5 de novembro de forma on-line. O Seminário visa reunir criadores de diversas linguagens artísticas, pesquisadores, autores, ilustradores, dinamizadores, produtores, bem como editores de diversas cidades do Brasil e de Portugal, para refletir sobre questões fundamentais da literatura infantojuvenil. O seminário foi pensado para um público amplo, aí incluídos pais, professores, educadores, pedagogos e demais interessados, a fim de contribuir para a democratização do livro e da leitura em nosso país. Será transmitido pelo Canal do FIL Festival no Youtube e contará com importantes nomes da Literatura Infantil e Juvenil como Regina Zilberman, Socorro Acioli, Beth Serra, Olivio Jekupé, Léo Cunha, Volnei Canônica, entre muitos outros. Serão 12 encontros com temas que movem importantes questões da LIJ (Literatura Infantojuvenil) na contemporaneidade. 

Inscrições gratuitas pelo site do FIL.

  

Bem no Meio

Dias 29 e 30/10 e 5 e 6/11, às 14h e 16h no Teatro III

“Bem no meio” é uma ópera-instalação inédita, idealizada pela multiartista Karen Acioly, com música do compositor francês Camille Rocailleux. Em uma dimensão fora dos padrões, a ópera mistura canto lírico e literatura à dança e à projeção digital. Nessa experiência sinestésica, o espectador vai assistir imagens projetadas em diversos espaços cênicos para criar, por meio de uma dramaturgia pontilhada, sua própria interpretação da história. 

A obra narra a história da menina Bem, que tem o divino dom de entrar e sair de dentro dos livros, e que nasce com um estranho buraquinho nas costas, de onde surgirá uma asa. A ópera-instalação inspirou o livro de mesmo nome, lançado, em 2022, pela Editora Saberes e Letras. As projeções são feitas diretamente na instalação cenográfica do espetáculo.

A ideia aborda, metaforicamente, a expansão dos sentimentos das personagens retratados em closes e fragmentos. Nas apresentações contemplativas, o público poderá ver e sentir a ópera expandida em sessões que passeiam pelas linguagens da ópera, das artes digitais projetadas e filmadas de modos diferentes. “É o que chamamos de ressonância. O público vê muitas imagens da cena, tanto os complementos em mapping como a ópera toda filmada. Um quebra-cabeça de imagens que segue o fluxo musical da ópera”, explica Karen. 

Baseado em histórias de crianças de pais separados, Bem no Meio joga uma lupa sobre os sentimentos infantis pouco escutados pelos adultos. A ideia surgiu após dois anos de pesquisa narrativa em que Karen teve uma escuta atenciosa entre diversas crianças de 4 a 12 anos, de diferentes escolas, sobre temas delicados de seus cotidianos dentro do FIL Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens (em 2018 e 2020) – de modo virtual. A pesquisa faz parte da dissertação do Mestrado em Educação “A dramaturgia da ópera para crianças – cultura e simbolismos” (UFF/2022) e do corpus do mestrado “A Dramaturgia do espaço na ópera para crianças”, da Université Sorbonne Paris 3, (2019/2021), ambos inspirados na obra dos filósofos Gaston Bachelard e Gilbert Durand, autores que estudam o imaginário. 

Diante do processo, várias questões recorrentes surgiram, como a separação dos pais e a invisibilidade das crianças no mundo dos adultos. “Percebi que o que mais machucava as crianças era a falta de escuta aos seus sentimentos e dores profundas. Resolvi então escrever um libreto, usando a linguagem do maravilhoso, do inquestionável, em que a voz das crianças pudesse ser ouvida. A potência da poesia, do canto lírico e as multilinguagens da ópera podem fazer essa ponte”, diz Karen.

 


Sobre a autora:

Karen Acioly inventa histórias para crianças de todas as idades em livros, peças de teatro, óperas, filmes, desenhos animados e festivais. Doutoranda e mestra em Educação (UFF) com pós-graduação em literatura infantil e juvenil, maîtrise em teatro (Sorbonne) e mestranda em Mídias Criativas (UFRJ). Escreveu mais de 30 peças teatrais e encenou a maioria delas. Recebeu diversos prêmios em literatura infantojuvenil (FNLIJ) e teatro. É inventora, diretora geral e curadora do FIL – Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens. 

 

Outros espetáculos e eventos do FIL

 

Enquanto Borbulha – espetáculo

Apresentação dia 23/10, às 16h, no Teatro III do CCBB Rio

  


Enquanto Borbulha – dia 23/10 às 16h, no Teatro III do CCBB Rio

 

Enquanto Borbulha é um espetáculo de dança-teatro infantil que se propõe a pensar como a imaginação, as palavras e as invenções definem a relação do indivíduo com a sociedade e com o ambiente em que se insere. Por meio de imagens que se formam e se desmancham coreograficamente os atores se tornam moléculas, dançarinos, escavadores, animais e deuses! Atuação de Laura Samy, Miwa Yanagizawa e Leonardo Laureano, com direção de Laura Samy. Através de experimentos científicos, das lembranças, da imaginação e do uso das palavras, três cientistas investigam os mistérios das transformações no universo e na vida de cada um. A obra, escrita a 6 mãos por Clarice Lissovsky, Laura Samy e Miwa Yanagisawa é composta por 5 cenas além de um prólogo e de um epílogo, os atores encarnam figuras variadas que surgem em diferentes paisagens, através de uma construção dramatúrgica que se apresenta de forma cíclica, mesclando realidade e fantasia.

 

TÉKHNE e 5#CALLS

Dia 22 de outubro às 16h, Teatro III do CCBB Rio (Gratuito) 


Tékhne e 5#CALLS – apresentação dia 22 de outubro às 16h no Teatro III do CCBB Rio

TÉKHNE e 5#CALLS – surgiu do desejo de pesquisar e explorar o conceito de tecnologia e poesia a partir dos seus diferentes impactos na sociedade, como a conexão rápida entre as pessoas e as comparações excessivas dos corpos humanos, isto é, os prós e os contras de estarmos tão próximos e tão distantes ao mesmo tempo. Neste trabalho, Roberta Porto, dirige o grupo corporeidade, formado por jovens amadores, em uma pesquisa corporal e poética que mistura recursos tecnológicos como luz led, neon, negra e movimento dos corpos, criando uma ponte entre o humano e o instrumento. 

Sobre a autora:  

Licenciada em dança pela Faculdade Angel Vianna, Roberta Porto é professora de dança na Escola Sá Pereira, leal parceira do FIL. Em 2017, criou o grupo de dança amador Corporeidade, cujo trabalho integra poesia, dança, arte e educação.  

“Ah, se LaFontaine estivesse aqui” – uma interessante releitura da fábula A Cigarra e a Formiga.

 

Dia 29/10, às 11h, nos Jardim da Casa França – Brasil.

Ah, se LaFontaine estivesse aqui – apresentação dia 29 de outubro nos Jardins da Casa França-Brasil 

O espetáculo reconta a consagrada história da Cigarra e a Formiga, num jogo teatral dinâmico em que fábula e vida das personagens-atrizes se misturam. Concebido pela diretora Marta Paret para ser encenado em jardins, parques e praças, o conto A Cigarra e a Formiga, livremente adaptado pela autora Denise Crispun, com música original de Marcelo Alonso Neves, narra o encontro entre duas amigas, Aurora e Julieta (Carol Machado e Laura Becker), que decidem encenar uma peça.

Sobre a adaptadora:

Denise Crispun é escritora, autora teatral e roteirista carioca. Formada em história, enveredou pelas letras e pelos roteiros em diferentes formatos. Sem preconceito linguístico ou de estilo, salta do drama à comédia apenas pulando um parágrafo. No teatro, tem mais de vinte peças encenadas em todo Brasil. Na TV, além de colaborada em seriados e novelas, escreve e cria séries de humor. Roteirista de documentários, séries infantis, além de desenhos animados, publicou seis livros para crianças e um livro de ficção científica para jovens. Este ano está lançando seu primeiro livro de contos.

Sobre o autor:

Jean de La Fontaine (1621-1695) nasceu em Chateau-Thierry, na região da champagne, França, em 1621. Também poeta, tornou-se mais conhecido por suas inúmeras fábulas, dentre elas “A Lebre e a Tartaruga”, “O Lobo e o cordeiro”. Quando criança, pôde conhecer os sons, as árvores e animais das florestas no interior do país, tendo, inclusive, atuado como guarda florestal durante a juventude, profissão também exercida pelo seu pai.

 

Seminário Encontros Notáveis FIL: A Experiência da Literatura: 

De 3 a 5/11 pelo canal do FIL no YouTube 

Também pelo canal do FIL no YouTube, o Seminário FIL – Encontros Notáveis: A Experiência da Literatura, de 3 a 5 de novembro, contará com criadores de diversas linguagens artísticas, entre pesquisadores, autores, ilustradores, dinamizadores, produtores, bem como editores de diversas cidades, tais como Belo Horizonte, Porto (PT), São Luis do Maranhão (MA), Morretes (PR), entre outras. A abertura será com os Doutores em Literatura Ana Crélia Dias (RJ) e Fabiano Tadeu Grazioli (RS) e durante os 12 encontros contará com nomes como Beth Serra (FNLIJ) , Socorro Acioli (CE), Keka Reis (SP) , Ana Hupfer (PR), Leo Cunha (MG), Profa. Dra. Regina Zilberman (UFRGS), Profa. Dra. Marly Amarilha (UFRN), Cida Rita Moreira, Sônia Robatto, Luiz Carlos Laranjeiras, entre outros. Durante os três dias, serão abordados diferentes temas que passam pelos temas “O protagonismo da criança na literatura”, “Ping pong poético Portugal.Brasil” “A literatura infantil e juvenil nas escolas e nas universidades: alcances e necessidades”, “A formação de leitores e a presença das mulheres no cenário brasileiro”, “A literatura nas creches”, “Desafios da literatura indígena infanto-juvenil”, e muito mais. 

O seminário foi pensado para um público amplo, aí incluídos pais, professores, educadores, pedagogos e demais interessados, a fim de contribuir para a democratização do livro e da leitura em nosso país. Para se inscrever, basta acessar o link – https://www.fil.art.br/fil-semin%C3%A1rio-online .

 

Serviço:

FIL – Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens – Edição Especial

A Experiência da Literatura

Até 6 de novembro 

 Espetáculos: 

 Tékhne e 5#CALLS – dia 22 de outubro, às 16h, Teatro III do CCBB Rio (Gratuito) – https://www.fil.art.br/tekhne-e-5calls

 Enquanto Borbulha – dia 23 de outubro, às 16h, no Teatro III do CCBB Rio – https://www.fil.art.br/enquanto-borbulha 

 Ópera instalação “Bem no meio” – dias 29 e 30 de outubro e 5 e 6 de novembro, às 14h e 16h, Teatro III do CCBB Rio – https://www.fil.art.br/bem-no-meio 

*”Ah, se La Fontaine estivesse aqui! – A Cigarra e a Formiga” – dia 29 de outubro, às 11h na Casa França-Brasil (Gratuito) –

https://www.fil.art.br/a-cigarra-e-a-formiga

  

Seminário: 

Seminário FIL – Encontros Notáveis: A Experiência da Literatura – 3 a 5 de novembro pelo canal do FIL no YouTube (Gratuito) – https://www.fil.art.br/fil-semin%C3%A1rio-online 

 

Centro Cultural Banco do Brasil

Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro

Informações: (21) 3808-2020

bb.com.br/cultura |twitter.com/ccbb_rj | facebook.com/ccbb.rj | instagram.com/ccbbrj 

 Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia), emitidos na bilheteria física ou site do do CCBB – ingressos.ccbb.com.br .

Meia-entrada para estudantes e professores, crianças com até 12 anos, maiores de 60 anos, pessoas com deficiência e seus acompanhantes e casos previstos em Lei. Clientes BB pagam meia entrada pagando com Ourocard.

 

Casa França-Brasil

Rua Visconde de Itaboraí, 78 – Centro – Rio de Janeiro