Oficina virtual ensina técnicas de preparação e sonoridade para atores de teatro em São Pedro da Aldeia

0
235

Os atores e representantes do segmento do teatro que desejam aprofundar ou aprender um pouco mais sobre as técnicas de preparação, sonoridade e aquecimento vocal e corporal voltadas às artes cênicas podem conferir a oficina virtual “O Som e o Corpo”, ministrada pelo agente cultural e ator Pablo Cotia. A produção audiovisual já está disponível no canal do artista no Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=Vk8wGK2vrYU). A iniciativa é um dos projetos culturais contemplados pela Lei Aldir Blanc em São Pedro da Aldeia.

Com pouco mais de 30 minutos de duração, a oficina aborda as etapas de preparação para o trabalho de voz e sonoridade, treinamento em articulação das palavras, sensibilidade corporal, exercícios de respiração diafragmática, alongamento, automassagem, autopercepção do ator em cena e conteúdos sobre paisagem sonora e a poética do espetáculo.

“É um projeto que prevê a iniciação ao trabalho do ator teatral a partir dos sons externos ao corpo, a cidade e seus ruídos, e de estímulos sonoros intencionais, de modo que se perceba o som como paisagem de extrema importância na composição de cenas”, destacou Pablo.

Ao final da oficina, também é feita a leitura de uma cena do monólogo “O Mar e Outros Naufrágios Frágeis” e exibido um trecho do espetáculo, encenado por Pablo, com direção de Welligton Júnior e realização de Capivara Núcleo de Dramaturgia e Genética da Cena Contemporânea.