Oficinas e Workshops gratuitos para aprimimorar talentos e criar oportunidades de produzir arte e cultura

0
776

A Zucca Produções, com 18 anos de estrada na área artística e cultural, acaba de aprovar mais um megaprojeto, envolvendo várias atividades. O projeto é “UM VOO SOBRE AS CAPITAIS BRASILEIRAS – MANUTENÇÃO (2ª edição, oficinas e vídeos)”, contemplado pelo edital Retomada Cultural RJ 2020.

O livro-quebra-cabeça UM VOO SOBRE AS CAPITAIS BRASILEIRAS, escrito por Gisela de Castro e produzido pela Zucca Produções, lançado em 2019 pela editora ZUCCA BOOKS, teve uma primeira edição de sucesso e já está no prelo para 2ª edição. O livro foi selecionado para fazer parte do Catálogo AEILIJ 2020 e do Catálogo de Bolonha 2020, tendo recebido Menção Honrosa na categoria Literatura Juvenil no Concurso Internacional de Literatura 2019 da União Brasileira de Escritores do RJ e foi finalista do Prêmio Jabuti 2020, na categoria juvenil.

O projeto propõe várias atividades. Uma delas é a OFICINA DE ESCRITA CRIATIVA, gratuita, com quatro aulas em interação on-line, ministradas pela escritora e atriz Gisela de Castro. As aulas promoverão o estímulo à produção textual dos estudantes, que poderão tirar dúvidas e trocar informações sobre os mecanismos de escrita e a produção editorial independente. Todos receberão certificado de participação emitido pela Zucca Produções.

Além de trazer comentários sobre os processos literários, a oficina vai proporcionar o desenvolvimento de ideias que podem despertar o desejo de escrever livros e ampliará o conhecimento sobre o universo da literatura infantojuvenil. Haverá debates sobre o objeto-livro e os novos formatos tecnológicos de apreciação literária, como audiolivros e e-books. A oficina é direcionada a escritores iniciantes, amantes de literatura e estudantes (a partir de 14 anos). As quatro aulas serão nos dias 27 e 28 de março (sábado e domingo), das 11h às 13h e das 15h às 17h.

Outra atividade é voltada para quem já produz ou quer produzir arte e cultura. É o WORKSHOP DE PROJETOS CULTURAIS, comandado pelo experiente produtor cultural Julio Zucca. É uma grande oportunidade, já que os cursos de Zucca são dos mais disputados no mercado cultural. Além do mais, o workshop é gratuito e on-line.

Os cursos ministrados por Julio Zucca capacitaram toda uma geração de produtores culturais no Rio de Janeiro e em diversas outras localidades do Brasil. Mais de 2.000 pessoas passaram pelas aulas e se tornaram capazes de organizar e planejar bons projetos culturais. Agora, a Lei Aldir Blanc proporciona a oportunidade para novos produtores checarem seus conhecimentos e aprenderem metodologias testadas e comprovadamente eficazes de preparar projetos culturais.

O workshop será realizado em encontros nos dias 22, 24, 26 e 29 de março, das 10h às 13h, pela plataforma Zoom. A turma é limitada a 50 pessoas. O professor conduzirá os participantes na construção de um projeto prático, como se fosse, de fato, ser apresentado ao mercado. Além disso, durante os encontros, serão selecionados dez participantes para receberem uma consultoria personalizada, com uma consulta de duas horas, via internet, sobre um projeto de seu interesse. As consultorias também serão gratuitas.

 

Sobre Gisela de Castro

Multiartista, produtora e escritora, licenciada em Ciências Biológicas pela UFRJ, estudou Metodologia do Ensino na Unicamp e é mestranda em Mídias Criativas na ECO UFRJ. Finalista do PRÊMIO JABUTI 2020, já recebeu alguns prêmios como atriz e escritora. Autora contratada pela AGÊNCIA RIFF, roteirista contemplada pelo FSA/Ancine para desenvolver série sobre divulgação científica para jovens, há 18 anos é sócia e diretora artística da Zucca Produções e da Editora Zucca Books.

 

Sobre Julio Zucca

Mestre em Bens Culturais pela FGV-RJ, engenheiro pela UFRJ, com pós-graduação em Marketing pela ESPM. Fundou a Zucca Produções em 2003 e, em 18 anos de atuação, foi responsável por dezenas de projetos culturais de diferentes áreas artísticas. Tornou-se especialista em regulação do mercado cultural, mecanismos de fomento e leis de incentivo à cultura. Há 16 anos, ministra cursos de produção cultural, pelos quais já passaram mais de dois mil produtores e artistas de diversas regiões do país. Seu curso de produção é referência nos mercados culturais carioca e brasileiro.

 

Sobre a Zucca Produções

Fundada em 2003 por Julio Augusto Zucca e pela escritora e atriz Gisela de Castro, a produtora é especializada em criação, produção e gestão de projetos culturais. Ao longo de sua trajetória realizou mais de 100 projetos, de variadas modalidades artísticas: peças de teatro, espetáculos de dança, festivais de música e de dança, shows, exposições de arte, livros, filmes, séries para a TV, gravações de discos, orquestras, bandas de música tradicionais, e projetos de pesquisa socioculturais e de formação artística. Vale destacar ainda um grande projeto de restauro de patrimônio histórico e um programa de residência artística, que fazem parte de sua história.

A direção da empresa é de Julio Zucca, que, há mais de dez anos, também ministra cursos e oficinas de produção cultural referentes à criação e gerenciamento de projetos, captação de recursos e leis de incentivo à cultura. Outro campo de atuação da Zucca é a consultoria e assessoria para projetos de outras produtoras, especialmente relacionadas à formatação, gestão, regulação, leis de incentivo à cultura e mecanismos de fomento.

 

Serviço

WORKSHOP DE PROJETOS CULTURAIS COM JÚLIO ZUCCA

· Dias 22, 24, 26 e 29 de março

Das 10h às 13h

Inscrição gratuita em https://www.sympla.com.br/workshop-de-projetos-culturais-com-julio-zucca__1158771.

Turma limitada a 50 pessoas.

 

OFICINA DE ESCRITA CRIATIVA COM GISELA DE CASTRO

· Dias 27 e 28 de março

Das 11h às 13h e das 15h às 17h