Ônibus elétrico em Madureira encerra temporada com Maracatu Baque Mulher, grupos de Bate-Bola e baile charme

0
809

Conhece a trajetória de Paulo da Portela? Sabia que ele inspirou o personagem Zé Carioca, da Disney? Essa e outras histórias de Madureira são contadas em detalhes a bordo do ônibus elétrico do programa gratuito “Verão verde”, das secretarias de Cultura e de Transportes, com o apoio da Riotur e da subprefeitura da Zona Norte. Atenção: em razão do aumento de casos de COVID-19, houve redução de um horário do ônibus e será exigido o comprovante de vacinação e o uso de máscara.

O passeio começa e termina na Arena Fernando Torres (Parque Madureira). O circuito tem 10km e dura 60 minutos, passando por Palácio 450; Portelinha/Feira das Yabás; Portela; CUFA/Viaduto Prefeito Negrão de Lima; Mercadão de Madureira; Estádio Aniceto Moscoso/Madureira Esporte Clube e Império Serrano.

O tour tem sempre uma atração especial aos sábados, às 11h30. Nesta semana (15/1) é a vez do Maracatu Baque Mulher (15/1), extensão do Maracatu Baque Mulher de Recife e liderado pela Mestra Joana Cavalcante, formado por mulheres e regido por Tenily Guian. Em seguida, o grupo faz um aulão de dança afro do Verão Babalakina. Até o fim de janeiro, o ônibus recebe grupos de Bate-Bola (22/1) e a turma do charme (29/1).

O Rio é a primeira cidade no Brasil a ter um ônibus elétrico em plena atividade cultural. Melhor: um passeio ecologicamente correto. O projeto é um pontapé do “Zonas de Cultura”, iniciativa da Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, para alavancar a criatividade em várias regiões da cidade, que vai injetar R$ 1,5 milhão em ações culturais única e exclusivamente em Madureira, o coração criativo da Zona Norte carioca.
A condução dos passageiros fica a cargo da Guiadas Urbanas, a primeira agência de turismo receptivo com atuação exclusiva no subúrbio carioca e em favelas. Karolynne Duarte e Vilson Luiz são técnicos e guias de turismo certificados pelo Ministério do Turismo.

O público pode embarcar nesta viagem cultural nos seguintes horários: 11h30, 15h e 16h30. Para garantir seu assento, basta acessar o Sympla: bit.ly/busculturaa. São no máximo 40 lugares.

“Verão verde” – Ônibus elétrico em Madureira: sempre aos sábados e domingos, às 11h30, 15h e 16h30. Ingressos gratuitos: bit.ly/busculturaa. 40 lugares. Até 30 de janeiro