Orquestra Petrobras Sinfônica faz homenagem às mães

0
222

Mesmo sem poder realizar concertos, por conta da recomendação de isolamento social, a Orquestra Petrobras Sinfônica não deixará de homenagear às mães no próximo dia 10 de maio. Uma apresentação especial, com trechos de Ave Maria, de Charles Gounod, e Maria Maria, de Milton Nascimento e Fernando Brant, foi interpretada pelos músicos em suas próprias casas, e será lançada dia 10/05, no Canal do YouTube da Petrobras Sinfônica, através do link http://www.youtube.com/c/OPESinfonica

A homenagem vai além: a partir do dia 04 de maio, depoimentos de oito mães musicistas da Petrobras Sinfônica, serão postados nas redes sociais da orquestra. Os relatos falam sobre os desafios de conciliar carreira e maternidade, de autoconfiança e representam as múltiplas faces de todas as mães. Entre elas, está Atelisa de Salles de 83 anos, violoncelista, mãe de duas filhas e avó de quatro. Para ela, ser mãe é um ato de amor que deveria ser comemorado por 365 dias no ano. Ela lembra a todos em depoimento que “metade da Terra é formada por mulheres e a outra metade por filhos”.Já Sônia Zanon, de 58 anos, é contrabaixista e mãe de pet, o gatinho Duda, que ela resgatou na rua. Sônia conta que por influência da mãe, sempre foi ligada aos animais, e fala em depoimento que a tem como exemplo de ousadia! “Minha mãe superou o machismo, voltou a estudar, fez concurso e pode dar uma condição melhor para os filhos, é o meu grande exemplo”, destaca a musicista. Para Eleonora Rodrigues, de 45 anos, mãe solo de dois, a maternidade trouxe ainda mais realizações, e conta que a sua carreira musical aproximou os filhos da música: “Hoje a minha filha canta no coral da escola e o meu filho quer ser guitarrista ou baterista.”, relata a violoncelista.

Como forma de levar entretenimento e leveza para os dias de isolamento, além de ser uma maneira de estar mais próxima do seu público, a orquestra vêm realizando diversas ações, no intuito de promover a cultura e colaborar com o isolamento social para frear a proliferação da Covid-19.

Petrobras Sinfônica no YouTube

O canal da orquestra possui ainda diversos vídeos disponíveis na sua plataforma, que agrada a todos os gostos e idades. Do rock ao clássico, estão disponíveis vídeos do concerto Bohemian Rhapsody, da banda Queen, da Série Convidados, com nomes como Nando Reis e Lucy Alves. Já para a criançada, estão disponíveis A Arca Sinfônica – com músicas de Vinícius de Moraes, e Balão Mágico Sinfônico. Da série clássica, estão disponíveis vídeos com músicas de Ludwig Van Beethoven, Tchaikovsky e Heitor Villa-Lobos.

 

Sobre a Orquestra Petrobras Sinfônica

Aos 47 anos, a Orquestra Petrobras Sinfônica se consolida como uma das mais conceituadas do país e ocupa um lugar de prestígio entre os maiores conjuntos musicais da América Latina. Criada pelo maestro Armando Prazeres, a orquestra conta com uma formação de mais de 80 instrumentistas e tem como Diretor Artístico e Regente Titular o maestro Isaac Karabtchevsky, o mais respeitado regente brasileiro e um nome consagrado no panorama internacional.

 

Modelo de gestão

A Associação Orquestra Pró Música do Rio de Janeiro, entidade que administra a orquestra, possui uma proposta administrativa inovadora, sendo a única orquestra do país gerida por seus próprios músicos.