Ícone do site Caminhos do Rio

Orquestra Sinfônica Brasileira dá início à Série Beethoven, em homenagem aos 250 anos do compositor alemão

Tobias Volkmann, regência JOHANNES BRAHMS Abertura Trágica, Op. 81 RICHARD WAGNER Idílio de Siegfried FELIX MENDELSSOHN Sinfonia Nº 5, Op. 107 - Reforma

A genialidade de Ludwig van Beethoven será explorada no ciclo de concertos que começa no próximo dia 15 de outubro, dentro da Temporada 2020 da Orquestra Sinfônica Brasileira. Patrocinada pelo Bradesco, a Série Beethoven é uma celebração pelos 250 anos do compositor alemão e traça um panorama de sua obra, passando por diferentes fases e formações. Ao todo, serão cinco apresentações virtuais, transmitidas até o fim do ano pela plataforma digital ‘Bradesco Cultura’ (cultura.bradesco).

Recém lançado, o ‘Bradesco Cultura’ reúne conteúdo relacionado a diversas iniciativas culturais que contam com o patrocínio do banco, divididas em cinco pilares: Artes Visuais, Concertos, Entretenimento, Eventos Regionais e Teatros e Musicais. O projeto visa reforçar o compromisso do banco em democratizar a arte e a cultura e também é uma forma de levar conteúdos regionais para todo o Brasil.

A Série Beethoven estreia com o “Sexteto para Sopros”, composto em 1796, mas tocado pela primeira vez em 1805. Na época do lançamento, a peça foi elogiada pelos críticos por suas lindas melodias e novas e surpreendentes ideias do compositor. Na sequência, o público ouvirá o “Duo para violino e fagote nº3”. Composto no início da carreira de Beethoven, foi originalmente concebido para clarineta e fagote e fazia parte das apresentações de instrumentos de sopro durante os banquetes do arcebispo de Colônia, grande incentivador do compositor.

O segundo movimento do “Quarteto de cordas nº 1” é a terceira peça do programa. Composto entre 1798 e 1800, foi inspirado na cena do túmulo de “Romeu e Julieta” de Shakespeare, expressando, portanto, sentimentos trágicos. Este é o segundo quarteto composto na época considerada inicial de Beethoven, e nele já se percebe a música extraordinária que viria a seguir.

Fechando o concerto, uma das obras mais célebres de Beethoven: a “Sinfonia nº 3”. Também conhecida como “Eroica”, ganhou arranjo inédito do músico Jessé Sadoc, especialmente criado para a ocasião. A Terceira Sinfonia de Beethoven, composta em 1803/1804, é um marco na história da música por ser frequentemente citada como sendo o início do período romântico, devido à sua carga emocional. O nome “Eroica” vem da intenção inicial do compositor de dedicar essa sinfonia a Napoleão Bonaparte.

 

A ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA:

 

Fundada em 1940, pelo maestro José Siqueira, a Orquestra Sinfônica Brasileira é reconhecida como um dos conjuntos sinfônicos mais importantes do país. Em seus 80 anos de trajetória ininterrupta, a OSB já realizou mais de cinco mil concertos e é reconhecida pelo pioneirismo de suas ações, tendo sido a primeira orquestra a realizar turnês pelo Brasil e exterior, apresentações ao ar livre e projetos de formação de plateia.

Responsável por revelar talentos como Nelson Freire, Arnaldo Cohen e Antônio Menezes e pioneira na criação de projetos de democratização da música de concerto, como o Aquarius e os Concertos da Juventude, a OSB chega aos 80 anos com fôlego para levar ao público uma temporada especial e comemorativa, com destaque para a música brasileira e os artistas nacionais, tendo sua própria história como fio condutor da programação.

Composta atualmente por mais de 70 músicos brasileiros e estrangeiros, a OSB contempla uma programação regular de concertos, apresentações especiais e ações educativas, além de um amplo projeto de responsabilidade social e democratização de acesso à cultura.

 

PROGRAMA:

Ludwig van Beethoven

 

Sexteto para Sopros Op.71

I. Adagio – Allegro

 

Duo para violino e fagote

 

Quarteto para cordas nº 3

II. Adagio

 

Sinfonia nº 3 – Eroica (arr. Jessé Sadoc)

 

 

SERVIÇO:

OSB – Série Beethoven 250 anos I (concerto on-line)

Dia 15 de outubro de 2020, às 19h

Transmissão: cultura.bradesco

Acesso gratuito

Sair da versão mobile