Ícone do site Caminhos do Rio

OSB apresenta dois concertos virtuais da Série Clássica Brasileira na mesma semana

Tobias Volkmann, regência JOHANNES BRAHMS Abertura Trágica, Op. 81 RICHARD WAGNER Idílio de Siegfried FELIX MENDELSSOHN Sinfonia Nº 5, Op. 107 - Reforma

Dois concertos virtuais da Série Clássica Brasileira serão levados às plataformas digitais pela OSB nos dias 10 e 12 de novembro. O primeiro terá programa composto por obras Vivaldi, Kaspar Kummer e do brasileiro Ricardo Tacuchian, enquanto no segundo, Mozart aparece acompanhado dos brasileiros Diego Calderoni e Carlos do Santos. Ambas as apresentações serão veiculadas nas páginas da Orquestra Sinfônica Brasileira no Facebook e no Youtube. A Série Clássica Brasileira traça um paralelo entre a música brasileira e as composições do período clássico.

O italiano Antonio Vivaldi aparece em dose dupla no programa do dia 10/11. Dois movimentos de seu “Concerto para bandolim, cordas e contínuo” abrem a apresentação, seguidos dos movimentos I e III do “Concerto para dois violoncelos e cordas”, um dos muitos concertos compostos por Vivaldi na época em que foi professor de violino nos cursos de música no Ospedale della Pietà em Veneza (entre 1703 e 1740). O “Trio para flauta, clarinete e fagote”, do alemão Kaspar Kummer, grande flautista do século XIX, vem na sequência.

A música brasileira chega ao programa com o “Andante para cordas”, do carioca Ricardo Tacuchian. Maestro, professor e compositor, foi aluno de Francisco Mignone e Claudio Santoro e tem suas composições tocadas nas Américas e na Europa. A peça que será apresentada no programa foi composta em 1985.

Abrindo o repertório do dia 12/11, o primeiro movimento do “Quarteto para flauta K. 285”, de Mozart. Este quarteto para flauta é o primeiro de três que Mozart compôs em 1777/1778 para serem tocados pelo flautista holandês Ferdinand de Jean. O primeiro movimento Allegro inspirou Beethoven em seu duo de clarineta e fagote de 1792.

Trombonista, arranjador, compositor e regente, o paulista Diego Calderoni levará ao programa a peça “Uma canção ao trombone”, que consiste – como o título indica – em uma canção com melodia linear como um canto para ser interpretado por esse instrumento.

Fechando a apresentação, a Orquestra Sinfônica Brasileira apresentará a estreia mundial de “Danças Mistas”, do paulistano Carlos dos Santos. Escrita para metais e percussão, a obra une, em cada movimento, duas danças populares distintas que geram uma outra, fictícia. A ideia é que as quatro danças pareçam uma sequência numa festa, para as pessoas dançarem.

 

A ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA:

Fundada em 1940, a Orquestra Sinfônica Brasileira é reconhecida como um dos conjuntos sinfônicos mais importantes do país. Em seus 80 anos de trajetória ininterrupta, a OSB já realizou mais de cinco mil concertos e é reconhecida pelo pioneirismo de suas ações, tendo sido a primeira orquestra a realizar turnês pelo Brasil e exterior, apresentações ao ar livre e projetos de formação de plateia.

Responsável por revelar talentos como Nelson Freire, Arnaldo Cohen e Antônio Menezes e pioneira na criação de projetos de democratização da música de concerto, como o Aquarius e os Concertos da Juventude, a OSB chega aos 80 anos com fôlego para levar ao público uma temporada especial e comemorativa, com destaque para a música brasileira e os artistas nacionais, tendo sua própria história como fio condutor da programação.

Composta atualmente por mais de 70 músicos brasileiros e estrangeiros, a OSB contempla uma programação regular de concertos, apresentações especiais e ações educativas, além de um amplo projeto de responsabilidade social e democratização de acesso à cultura.

 

PROGRAMA 10/11:

 

ANTONIO VIVALDI – Concerto para bandolim, cordas e contínuo

I. Allegro

III. Allegro

ANTONIO VIVALDI – Concerto para dois violoncelos e cordas

I. Allegro (moderato)

III. Allegro

KASPAR KUMMER – Trio para flauta, clarinete e fagote

I. Allegro

RICARDO TACUCHIAN – Andante para cordas

 

 

PROGRAMA 12/11:

 

WOLFGANG AMADEUS MOZART – Quarteto para flauta K. 285 (flauta, violino, viola e violoncelo)

I. Allegro

DIEGO CALDERONI – Uma canção ao trombone

CARLOS DOS SANTOS – Danças Mistas

 

 

SERVIÇO:

OSB – Série Clássica Brasileira V (Concerto on-line)

Dia 10 de novembro de 2020, às 19h

OSB – Série Clássica Brasileira VI (Concerto on-line)

Dia 12 de novembro de 2020, às 19h

 

Facebook – /orquestrasinfonicabrasileira

Youtube – /sinfonicabrasileira

Acesso gratuito

Sair da versão mobile