Pesquisa da Fecomércio RJ mostra crescimento dos negócios em relação aos últimos três meses

0
399

Sondagem do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), feita entre os dias 01 e 07 de julho, com 395 empresários do comércio de bens, serviços e turismo do estado do Rio, mostra que a confiança na situação de seus negócios em relação aos últimos três meses apresentou crescimento se comparada à pesquisa anterior. Em julho, 37% disseram que a situação melhorou ou melhorou muito, enquanto esses eram de 33,9% em junho. Os que acreditam que a situação está igual são 33,9%, contra 31,8% do mês passado. Já 29,1% acham que piorou ou piorou muito na nova sondagem. Em junho, foram 34,2%.

Em relação aos próximos três meses, 83% dos entrevistados esperam que a situação melhore ou melhore muito. Na pesquisa anterior, 75% tinham esta confiança. 10,4% disseram que deve permanecer igual ao que está, enquanto em junho esse número era de 17,1%. Já para 6,6% dos empresários, o esperado é que piore ou piore muito, índice um pouco abaixo do levantamento anterior que registrou 7,9%.

Para 69,1%, a demanda pelos serviços/bens de suas empresas para os próximos três meses aumentará ou aumentará muito. Em junho, 63,7% dos entrevistados acreditavam nesse aumento. O número dos que acham que a demanda se estabilizará apresentou queda: 24,1% em julho contra 26,7% em junho. 6,9% declararam que esperam que diminuirá ou diminuirá muito. No mês passado, 9,6% tinham essa impressão sobre a demanda pelos serviços/bens.

As restrições financeiras são o principal fator que limita os negócios, segundo 45,5% dos entrevistados, seguido de 40,6% que disseram ser a demanda insuficiente. O terceiro limitador apontado pelos empresários é a falta de espaço e/ou equipamentos, com 11,8%.


Empregos

Em relação ao quadro de funcionários, 30,4% dos empresários disseram que esperam aumentar ou aumentar muito nos próximos três meses, enquanto 60% acreditam que se estabilizará. Apenas 9,6% esperam diminuir ou diminuir muito o número de empregados em suas empresas.

Nos últimos três meses, 58,5% disseram que a situação se estabilizou, 31,7% afirmaram que diminuiu ou diminuiu muito e 9,9% declararam que houve aumento ou muito aumento no quadro de funcionários.


Preço de fornecedores e estoques

De acordo com 89,9% dos empresários, os preços dos fornecedores aumentaram ou aumentaram muito em relação ao mês anterior. Apenas 2,7% dos consultados tiveram a impressão de queda.

Sobre o crescimento do estoque nos últimos três meses, 52,4% disseram que ficou igual ao planejado, enquanto 41% afirmaram que ficou abaixo. 6,6% relataram que os estoques ficaram acima do planejado nos últimos três meses.


Inadimplência

O índice de empresários adimplentes nos últimos três meses caiu em relação à pesquisa anterior. Em julho, 49% não ficaram inadimplentes, contra 51% em junho. O número de inadimplentes ou muito inadimplentes também apresentou queda de 31,5% (junho) para 29,9% (julho). 21,1% disseram ter ficado pouco inadimplentes.

A inadimplência com fornecedores (35,1%) foi o principal motivo relatado pelos empresários, seguido do aluguel (31,8%) e bancos comerciais (27,7%). 

 

Sobre a Fecomércio RJ

Reúne 59 sindicatos patronais, líderes empresariais, especialistas e consultores com o objetivo de fomentar o desenvolvimento dos negócios no setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado do Rio de Janeiro. Desenvolve soluções, pesquisas e disponibiliza conteúdo sobre questões que impactam a vida do empreendedor e colaboram nas decisões dos gestores públicos. Representa mais de 321 mil estabelecimentos, que respondem por 2/3 da atividade econômica do estado e 68% dos estabelecimentos fluminenses, gerando mais de 1,5 milhão de empregos formais, que equivalem a 60% dos postos de trabalho com carteira assinada no estado. Através do Serviço Social do Comércio (Sesc RJ) atua em assistência social, cultura, educação, lazer e saúde aos comerciários e população carente, enquanto o Serviço Nacional de Aprendizagem Comércio (Senac RJ) promove educação profissional voltada para o setor.