Pixinguinha ganha homenagem no mês do choro em palcos do Estado do Rio de Janeiro com espetáculo infantil

0
201

De abril a outubro, o espetáculo “Pixinguinha para Crianças – histórias e sons do Menino Bom” irá percorrer diversos palcos do SESC RIO resgatando as melodias deste grande mestre da música popular brasileira. Com direção de cena e dramaturgia de Karol Schittini, um grupo de seis musicistas apresentarão, de forma lúdica, aspectos da vida e da obra do grande Pixinguinha, despertando no público infantil a curiosidade e o interesse pelo compositor e pelo chorinho, gênero musical ao qual Pixinguinha dedicou a maior parte de sua vasta produção. Com a aprovação do projeto no Edital do SESC PULSAR, a produção vai circular com diversos palcos da cidade e do interior do estado do Rio de Janeiro. Formado por Marcelo Cebukin (direção musical, sax, flauta e flautim), Luzia de Mendonça (cantora e brincante), Bernardo Diniz (cavaquinho), Milena Sá (pandeiro e voz), Joana Saraiva (sax, flauta e flautim) e Daniel Fernandes (violão 7 Cordas e voz), o grupo já estreia a turnê no domingo, dia 9 de abril, no SESC Três Rios e, no domingo seguinte, dia 16, na unidade de São João de Meriti. Abril é considerado o mês de choro, quando acontecem diversas celebrações em homenagem ao Dia Nacional do Choro, 23 de abril, data de nascimento de Pixinguinha. Até outubro, Madureira, Tijuca, Duque de Caxias, Niterói, Nova Iguaçu e Ramos também receberão o projeto.

A interatividade, através de conversas com o público e dos bonecos, brinquedos e acessórios cênicos, deram um tom especial às músicas e às histórias sobre a vida e a obra do compositor. Entre tantas histórias, o espetáculo traz a influência africana presente no apelido dado por sua avó de origem africana –  este elemento é valorizado pelo grupo através dos maxixes e letras de algumas das músicas do repertório, assim como o casamento com a cantora Albertina, sua briga musical com Sinhô, a paixão pelo futebol e suas músicas inspiradas nos sons da natureza e nos movimentos dos animais. O espetáculo apresenta, ainda, o auto-retrato de Pixinguinha, que termina com os versos “plantei choros na terra, pra colher risos no céu”. 

Por fim, numa grande festa, tocando a música “Samba na Areia”, o grupo convida as crianças a subirem ao palco para tocar seus instrumentos imaginários interpretando os bichos do mar.  

 

“Pixinguinha para Crianças” – Histórico

Em 2012, a percussionista Milena Sá recebeu o convite do Instituto Moreira Salles para desenvolver uma apresentação musical sobre Pixinguinha voltada para o público infantil. Inspirada pela trajetória, pelo desejo de criar conteúdo musical de qualidade para crianças convidou Daniel Fernandes e Marcelo Cebukin e o trio iniciou o projeto.

Após uma série de apresentações, o projeto foi ganhando corpo e recebeu o convite para apresentar o espetáculo no Teatro de Bonecos no Aterro do Flamengo. Os convites para apresentações aumentaram e Luzia Mendonça foi convidada para somar com seu trabalho como bonequeira, trazendo a presença dos mamulengos e bonecos, ampliando as estruturas de comunicação com o público infantil. 

A convite da Casa do Choro, o espetáculo ainda cresceu mais. Milena convidou mais três instrumentistas: Joana Saraiva trouxe o sax, flauta e flautim; Marcelo Cebukin fez os cantos e contracantos inspirados em Pixinguinha e Benedito Lacerda; Bené Diniz trouxe o cavaquinho e esta formação segue desde então.

O espetáculo foi construído a partir de uma ampla pesquisa do repertório, dos arranjos, da história e de materiais elaborados para crianças a partir da vida e da obra de Pixinguinha. O artista, consagrado como pai do choro, deixou um enorme acervo de músicas e arranjos que são muito tocados e executados até hoje. Sua maneira de compor, de tocar e seus arranjos são uma enorme fonte de inspiração para músicos de várias gerações. Assim, o espetáculo “Pixinguinha para Crianças – histórias e sons do Menino Bom” colabora para a formação cultural e musical de crianças, desenvolvendo a escuta da música instrumental e da linguagem do choro, além de contribuir para o reconhecimento e valorização das nossas raízes culturais.

 

PROGRAMA: 

1. Urubatã (Benedito Lacerda/Pixinguinha)

2. Cochichando (Pixinguinha)

3. Benguelê (Pixinguinha/Gastão Viana)

4. Yaô

5. Marreco quer água (Pixinguinha)

6.Gato e canário (Benedito Lacerda/Pixinguinha)

7. O Salto do Grilo (Pixinguinha)

8. Pula Sapo (Pixingunha),

9. 1 x 0 (N. Angelo/Benedito Lacerda/Pixinguinha)

10. Carinhoso (Pixinguinha/João de Barro)

11. Já te digo (China/Pixinguinha)

12. Samba na Areia (C. Araújo/Pixinguinha)

13. Pizindim

 

SERVIÇO:

Pixinguinha pra Crianças: histórias e sons do Menino Bom

Entre abril e outubro de 2023

Livre

Dia 09 de abril (domingo)

Horário: 15h

Local: Sesc Três Rios (Rua R. Nelson Viana, 327 – Três Rios, RJ)

Entrada gratuita