Prefeitura do Rio homenageia cultura nordestina com série de vídeos educativos, com direito a receita de baião de dois

0
696

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Educação, publica na Sala de Leitura da SME Carioca na internet, nesta quarta-feira, dia 24/6, oito novos vídeos para os alunos da Rede Municipal de Ensino continuarem lendo e aprendendo mais em casa, mesmo durante a quarentena. A informação é do site da Prefeitura.

Nesta semana, a temática especial será a cultura nordestina. O presidente da Academia Brasileira de Cordel, Gonçalo Ferreira da Silva, apresentará uma série de vídeos com o poeta e cordelista Severino Honorato. Na edição, são narrados a origem do cordel e experiências sobre esse gênero literário tão popular na cultura nordestina.

Também estarão na seleção de vídeos dessa semana: a professora Luciana Nascimento, da Escola Municipal Telêmaco Gonçalves Maia, na Pavuna, que vai explicar o que é variação linguística por meio de expressões típicas do Nordeste; e a chef de cozinha Amanda Felipe irá ensinar a preparar o baião de dois, prato que pode ser feito por toda família.

Os vídeos gravados por professores, escritores, estudiosos e pela chef de cozinha vão apresentar para os estudantes da Rede Municipal de Ensino os aspectos da cultura nordestina, como a poesia popular, o artesanato, as festas juninas, a capoeira, o frevo, a culinárias e as religiões afro-brasileiras. Desde o seu lançamento, em março, o canal Sala de Leitura SME Carioca já chegou a mais de 24,1 mil visualizações e 74 vídeos publicados.

A Sala de Leitura Virtual da SME está levando mais leitura para os 641 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino que estão em isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A partir do empenho de professores, escritores e outros parceiros são publicados, semanalmente, vídeos com foco na promoção da leitura e da literatura para todos os segmentos, da Educação Infantil ao Ensino de Jovens e Adultos. Além de professores, já enviaram vídeos para o canal os imortais da Academia Brasileira de Letras, Arnaldo Niskier e Nélida Piñon, o escritor Pedro Bandeira, o bisneto do escritor Monteiro Lobato, Ricardo Monteiro Lobato, o diretor de cinema Cacá Diegues, entre outros participantes.

O material on-line poderá ser acessado através da Sala de Leitura Virtual da SME (https://www.youtube.com/channel/UCdERFeChcuTmW2q72_8RpmQ/featured).

Sala de Leitura – O canal, lançado recentemente, já conta com 74 vídeos, com conteúdos produzidos exclusivamente por professores e escritores renomados, como imortal da Academia Brasileira de Letras, Arnaldo Niskier, o bisneto do imortal Monteiro Lobato, Ricardo Monteiro Lobato e Pedro Bandeira. Agora sob esta nova perspectiva, a partir da quarentena imposta pelo novo coronavírus, este espaço virtual quer garantir a continuidade do trabalho de leitura que em uma situação convencional estaria permeando o aprendizado nas 1.541 unidades escolares da Rede Municipal de Ensino.

A recomendação é que os professores indiquem o canal para os responsáveis apresentarem aos alunos em casa. Estudantes de outras redes de ensino e anos escolares também estão convidados para conferir a programação.

Para facilitar, o canal Sala de Leitura SME Carioca foi incluído no aplicativo SME Carioca2020, que já conta com mais de 5,14 milhões de acessos e tem permitido aos estudantes da maior rede municipal de ensino da América Latina darem continuidade aos estudos em casa. O link está disponível na área de Sala de Leitura, que também conta com os seguintes conteúdos: livros para leitura livre – disponibilizados para download gratuito – e desafios e atividades.

Acesse o aplicativo: https://app.vc/smecarioca2020.