Prefeitura do Rio inaugura Teatro Municipal Ruth de Souza, em Santa Teresa

0
594

A atriz Ruth de Souza, falecida em 2019, eterniza seu nome no teatro do Parque das Ruínas, em Santa Teresa, no Rio.  Por iniciativa do secretário municipal de Cultura, Marcus Faustini, o Teatro Municipal Ruth de Souza foi inaugurado na sexta-feira (19/11), véspera do Dia da Consciência Negra, em cerimônia com performance da atriz Valéria Monã e show de Áurea Martins.

– Essa não é só uma homenagem à grande Ruth de Souza, mulher tão importante na dramaturgia brasileira, mas o início de um caminho que vem sendo trilhado desde que assumimos a gestão. Esse teatro abrigará a arte de homens e mulheres negros, e é daqui que sairá a mudança – ressaltou Faustini.

Trata-se do primeiro teatro da Prefeitura com o nome de uma mulher negra. Segundo o curador Paulo Gomes, a ideia é tornar o equipamento um espaço de referência de dramaturgia negra.

– Estar à frente de um equipamento público, cultural e com o nome de Ruth de Souza eternizado é incrível e de grande responsabilidade. Ela foi protagonista no teatro negro, uma referência na dramaturgia, principalmente para as mulheres, e pretendo continuar seu legado neste teatro – afirmou Paulo Gomes.

A turma do Nós do Morro, do Vidigal, vai fazer a primeira temporada no novo teatro. De quinta a sábado (25 a 27/11), o grupo encenará três apresentações do espetáculo “Modus Operandi”, com direção de Fátima Domingos e texto de Fabrício Branco. Sempre às 18h, com entrada gratuita (basta retirar o ingresso no Sympla).

Pioneira, Ruth foi a primeira mulher negra a atuar no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e a ser protagonista de uma telenovela. Além de a primeira brasileira indicada a um prêmio de melhor atriz internacional, no Festival de Veneza de 1954, por sua atuação em “Sinhá Moça”.

Nascida no bairro do Engenho de Dentro, na Zona Norte do Rio, a atriz morreu em julho de 2019, aos 98 anos, vítima de uma pneumonia.

Serviço:

Teatro Municipal Ruth de Souza

Parque das Ruínas – Rua Murtinho Nobre 169, Santa Teresa, Rio de Janeiro

Programação:

Quinta-feira (25/11)

14h30 às 16h30 – Oficina de teatro com o grupo Nós do Morro, do Vidigal.

18h – Apresentação do espetáculo “Modus Operandi”, do Grupo Nós do Morro, com direção de Fátima Domingos e texto de Fabrício Branco.

O espetáculo é a junção de três histórias baseadas em fatos reais sobre a realidade cotidiana das cidades grandes e a luta pela sobrevivência em meio a tempos conturbados. O Grupo Nós do Morro é uma associação cultural sem fins lucrativos fundada em 1986.

Sexta-feira (26/11)

14h30 às 16h30 – Oficina de teatro com o grupo Nós do Morro, do Vidigal.

18h – Apresentação do espetáculo  “Modus Operandi”, do Grupo Nós do Morro, com direção de Fátima Domingos e texto de Fabrício Branco.

Sábado (27/11)

18h – Apresentação do espetáculo  “Modus Operandi”, do Grupo Nós do Morro, com direção de Fátima Domingos e texto de Fabrício Branco.