Premiado Coletivo de Nova Iguaçu faz temporada em Ipanema

0
296

Depois de percorrer 15 festivais nacionais de teatro e uma temporada no espaço Cultural Sérgio Porto no Humaitá, o infantil “O PATINHO FEIO”, da Trupe Investigativa Arroto Cênico, fará 8 apresentações no Teatro da Casa de Cultura Laura Alvim, Ipanema, de 13 de maio a 4 de junho, aos sábados e domingos, sempre às 16 horas.

Com dramaturgia de Beto Gaspari, Cesário Candhí e Marcos Covask e trilha sonora de Beto Gaspari, a peça é uma livre adaptação teatral em forma de cordel do conto homônimo de Hans Christian Andersen, cuja obra permanece lúdica até hoje. Situada no sertão e com uma proposta diferente de abordagem do conto, a peça atualiza a dicotomia entre feio e bonito, trazendo a reflexão sobre as diferenças, a diversidade, o processo de entendimento, aceitação e acolhimento do outro. Com uma trilha sonora original, os atores se desdobram em cena, revezando nas funções de cantores e músicos. No elenco: Carla Nunes, Cesário Candhí, Erick Galvão, Nancy Calixto e Ph Silva.

“Os coletivos teatrais da baixada fluminense vem nos últimos anos mostrando fôlego para romper barreiras que antes cerceavam a difusão da produção de espetáculos da região. Isso se dá principalmente pela persistência e trabalho em rede feito pelos artistas e grupos que estão buscando cada vez mais o aprimoramento através das trocas de experiências artísticas.” Afirma Erick Galvão, ator e protagonista do espetáculo.

O grupo conseguiu um feito inédito para o teatro produzido na baixada fluminense, o espetáculo “O Patinho Feio” foi indicado em 05 categorias do 7º Prêmio CBTIJ, um dos Prêmios mais importantes do Teatro Infanto Juvenil brasileiro. A montagem concorreu em Texto Adaptado, Atriz Coadjuvante, Coletivo de Atores, Confecção dos Figurinos e Direção de Produção.

“Para nós as indicações ao Prêmio CBTIJ vieram reafirmar o trabalho desenvolvido pelo grupo nesses oito anos de trajetória. É muito difícil produzir arte na baixada. E termos sidos indicados à um prêmio desse porte, concorrendo com produções de peso do teatro infantil carioca nos enche de orgulho e sinaliza que o júri do prêmio está ampliando seu olhar para além do que é produzido na zona sul carioca.” Resume Luiz Felipe Machado, produtor do grupo.

Dentro desse contexto, a Trupe Investigativa Arroto Cênico de Nova Iguaçu vem se firmando como uma das companhias de maior atividade da região. O Grupo foi contemplado com o espetáculo infantil “O PATINHO FEIO” no Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar, junto com produções de vários estados brasileiros e realizou uma Circulação durante os meses de março e abril por 07 unidades do Sesc RJ, percorrendo municípios localizados no interior do estado do Rio de Janeiro, como Campos, Teresópolis e Barra Mansa. A montagem já foi selecionada para 15 festivais nacionais de Teatro, tendo recebido 21 prêmios, sendo 5 deles de Melhor Espetáculo.


SERVIÇO: 

O PATINHO FEIO

LOCAL: Casa de Cultura Laura Alvim

ENDEREÇO: Rua Avenida Vieira Souto, 176 – Ipanema – Rio de Janeiro

DATA: De 13/05 a 04/6 (Sábados e Domingos)

HORÁRIO: 16h

INGRESSOS: Meia R$ 20,00 / Inteira: R$ 40,00.