Presidente da Fecomércio RJ fala sobre comportamento do comércio nos dois anos de pandemia

0
612

Aspas do presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Antonio Florencio de Queiroz Junior, sobre os dois anos de pandemia no comércio

“Olhando para trás, saímos mais fortes e preparados da pandemia para atender o público. Estes dois anos nos trouxeram inúmeras lições e permitiram ao comércio acelerar em diversas frentes e se modernizar. Conseguimos passar pela pior fase”. 

“Tínhamos que seguir. E seguimos. A Fecomércio RJ deu amplo apoio aos empresários, ao mesmo tempo que defendeu e colocou a vida em primeiro lugar, inclusive com forte apoio à vacinação em massa. Nestes dois anos, a pandemia deixou lições para todos. É possível dizer que o comércio experimentou um salto de 20 anos em dois em razão da digitalização. Hoje o delivery e o “phygital”, quando lojas offline oferecem algum tipo de interação online, são uma realidade”. 

¨A pandemia nos separou de muita gente que amávamos. Mas, nada na vida é monolítico. Olhando para trás, dois anos depois do ‘início do fim’, é possível ver que a pandemia também serviu para o setor produtivo mostrar que há caminhos para além do que acreditávamos. O medo do futuro se transformou em dois anos de convicção e perseverança”.

 

Histórico da Fecomércio RJ nos dois anos da pandemia 

Em 2020, a Fecomércio RJ lançou a campanha Juntos Contra Covid, tendo como parceiros o Governo do Estado, a Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) e os sindicatos filiados em todas as regiões fluminenses. A ação, que se mantém durante até hoje, visa reforçar, junto à população do estado, a importância dos cuidados recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como o uso de máscaras, limpeza das mãos com álcool em gel, evitar aglomerações e manter o distanciamento social. 

Com o slogan “Um Por Todos, Todos Por Um. Juntos Contra Covid”, a iniciativa pretende mostrar que, ao viver um momento de pandemia global, é necessário que cada um faça sua parte para conter o aumento do número de contaminados pelo vírus. 

Também firmou convênio com o Sebrae RJ e a Convem RJ para lançar a plataforma Loja Online, auxiliando empresas filiadas à entidade a criarem seu próprio e-commerce. 

No ano passado, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ) e o governo do estado celebraram um convênio para implementação do Programa de Microcrédito por meio de sindicatos filiados à federação.

 


Sobre a Fecomércio RJ

Reúne 59 sindicatos patronais, líderes empresariais, especialistas e consultores com o objetivo de fomentar o desenvolvimento dos negócios no setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado do Rio de Janeiro. Desenvolve soluções, pesquisas e disponibiliza conteúdo sobre questões que impactam a vida do empreendedor e colaboram nas decisões dos gestores públicos. Representa mais de 321 mil estabelecimentos, que respondem por 2/3 da atividade econômica do estado e 68% dos estabelecimentos fluminenses, gerando mais de 1,5 milhão de empregos formais, que equivalem a 60% dos postos de trabalho com carteira assinada no estado. Através do Serviço Social do Comércio (Sesc RJ) atua em assistência social, cultura, educação, lazer e saúde aos comerciários e população carente, enquanto o Serviço Nacional de Aprendizagem Comércio (Senac RJ) promove educação profissional voltada para o setor.