Procon Carioca notifica a editora Panini a prestar esclarecimentos sobre álbum de figurinhas da Copa do Mundo*

0
448

O Procon Carioca, instituto vinculado à Secretaria Municipal de Cidadania, da prefeitura do Rio, enviou notificação para a Panini solicitando esclarecimentos sobre o álbum de figurinhas World Cup Catar. No prazo de cinco dias, a empresa deve apresentar informações na sede do Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, que fica localizado à Rua Maia Lacerda, nº 167, 3º andar, Estácio.

Depois de várias reportagens veiculadas na imprensa, que revelaram a dificuldade dos colecionadores encontrarem determinadas figurinhas nos envelopes, o Procon Carioca tomou as devidas providências. Vale lembrar que a Panini lançou o álbum em 19 de agosto de 2022,  que tem como finalidade a coleção de figurinhas dos personagens da Copa do Mundo 2022, em especial pelas crianças e adolescentes.

Diante disso, tendo em vista a competência do órgão de atuar preventiva e repressivamente na proteção e defesa do consumidor, a Panini deverá esclarecer quantos álbuns da Copa do Mundo 2022 foram comercializados; quantos estão previstos para serem comercializados; quantas figurinhas são necessárias para completar um álbum; quantas figurinhas são comercializadas em cada envelope; quantas figurinhas de cada personagem do álbum serão ou foram fabricadas.

Alem disso, será necessário especificar a quantidade/tiragem de cada modelo de figurinha; qual o procedimento utilizado para determinar a quantidade e a figurinha que vai dentro de cada envelope; qual a probabilidade do consumidor completar o álbum, como essa informação é repassada para o consumidor e se a fornecedora comercializa figurinhas de forma avulsa. 

 Para o diretor executivo do Procon Carioca, Igor Costa, a empresa deve esclarecer as questões e o instituto trabalha para que os colecionadores não sejam lesados.

“São crianças, jovens e tantos outros amantes do futebol empenhados em completar os álbuns.  A empresa precisa explicar e resolver essas questões de falta do produto”, finaliza Igor.