Produtora cultural reúne coral de 50 pessoas, sendo 20 crianças, do Coral Infantil da UFRJ, em vídeo com mensagem de união na pandemia

0
1108

UNIÃO EM TEMPOS DE ISOLAMENTO

É a força do canto coral na comemoração dos dez anos de atividades artísticas da Ouro Verde Produções

Link do vídeo: https://youtu.be/er8M23gKtG4

 

Em tempos tão difíceis para a cultura, é de se festejar quando uma produtora de projetos artísticos completa dez anos de atividades. Mas, em tempos de pandemia, comemorar reunindo um coral de 50 vozes é muita ousadia! E ousadia é o que não falta à empresária Anacris Monteiro. Ela é sócia-fundadora da Ouro Verde Produções, especializada em administração de recursos e prestação de contas de projetos culturais incentivados, que também produz em diversas áreas artísticas: música, teatro, dança.

Para comemorar os dez anos da Ouro Verde Produções sem poder produzir um grande evento por causa do isolamento social, Anacris resolveu inovar. Produziu um vídeo reunindo 50 pessoas, sendo 20 crianças, do Coral Infantil da UFRJ, do qual sua filha de 9 anos faz parte, Mila Monteiro, atriz, cantora e youtuber mirim. Cada uma cantando na sua casa. O vídeo já está disponível nas redes sociais da Ouro Verde Produções (@ouroverdeproducoes) e do canal Espaço Mila (@canalespacomila) (Facebook, Instagram e Youtube).

A canção escolhida foi “Unity” (Gloriana Moone / Reverendo Freddie Washington), feita especialmente para canto coral. A opção foi sentimental. “Essa música é muito especial pra mim, me emocionou desde a primeira vez que a interpretei por causa da mensagem de união que ela tem. E a ideia é mesmo alcançar as pessoas que estão em quarentena com energia positiva”, conta Anacris Monteiro.

Assim como tocou o coração de Anacris, a canção pode tocar o de muita gente, com uma proposta de força e união nesse período em que estamos todos isolados. Isolados, mas unidos numa só voz, ou num só coro. Afinal, quando pudermos nos reunir novamente, será fundamental construirmos juntos uma sociedade mais solidária e unida. Unidade, união, laços. Essa é a mensagem da canção “Unity” e da Ouro Verde Produções nestes dez anos de atividades nas artes e na cultura, em que parcerias e trabalho coletivo têm papel fundamental.

 

FICHA TÉCNICA

Produção, Roteiro e Edição de vídeo: Anacris Monteiro

Edição de Áudio: Christian Bizzotto

Direção Musical e Preparação do coro infantil: Maria José Chevitarese

Piano: Cyrano Sales

Base estudo (áudio): Cadu Barcelos

Base estudo (vídeo): Cadu Barcelos, Carol Carvalho, Cyrano Sales, Michele Menezes

Legenda: Antonio Cerdeira

Orientação Libras: Isabelle Maia

Assessoria de Imprensa: Sheila Gomes

Realização: Ouro Verde Produções

 

Coral adulto

 

Sopranos: Cássia Raquel, Danielly Souza, Gleda Lalor, Lina Mendes, Lina Santoro e Michele Menezes.

Contraltos: Anacris Monteiro, Andressa Inácio, Babi Ferreira, Carla Mendes, Carol Carvalho, Lívia Izar e Mona Vilardo.

Tenores: Apollo Costa, Cadu Barcelos, Jessé Bueno, João Alves, Jules Vandystadt, Maurício Rizzo e Zé Rescala.


Baixos: Antonio Cerdeira, Christian Bizzotto, Cyrano Salles, Lúcio Zandonadi, Negro Lopes e Sergio Nogueira.

 

Coral Infantil da UFRJ

 

1ª voz: Carolina Campos, Caterina Benedetto, Clariane Moura, Clarissa Moura, Luna Esteves,

Lulu Taubman, Manuela Percegoni, Maria Áurea de Paula, Maria Eduarda Porcel, Maria Luiza Porcel, Sol Esteves e Valentina Scaini.

 

2ª voz: Arthur Johann, Davi Fernandes, Dudu Varello, Emanuel Pilger, Mila Monteiro, Nicole Costa, Roberta Costa e Tiê e Emanuel.

 

Profissionais da Cultura convidados

Allan Ragazzy, Ana Carina, André Cardoso, Aurélio Oliosi, Ciro Barcelos, Cristiana Gurgel, Deise Reis, Dharck Tavares, Fernando Capão, Fernanda Capão, Gisela de Castro, Ilda Viegas, Isabelle Maia, Julio Zucca, Luciana Rabello, Marcos Felipe, Mari Aita, Maria Monteiro e Jorge Monteiro (in memoriam), Michel Robin, Pâmella Malaquias, Regina Levy, Tania Pires, Thais Flores, Tim Rescala, Vanessa Doria, Vivian Reis, Viviane Monteiro. [Crianças] Beatriz Monteiro, Bellen Nunes, Davi Fernandes, Dudu Varello, Julieta Sales, Lara de Castro, Laura Mocuta, Luiz Miguel.

 

Mais sobre a Ouro Verde Produções

Fundada em fevereiro de 2010. Produtora atua no mercado carioca há dez anos, em produções próprias e em parcerias. Em seu primeiro ano de atuação, venceu o Prêmio Klaus Vianna 2010 para a produção do DVD de dança. De lá pra cá vem atuando em inúmeros projetos: dança, teatro infantil e adulto, espetáculos musicais, shows, festival de teatro, concertos com orquestras e corais, gravação de CDs, projetos sociais, audiovisual, entre outros. Suas produções já passaram por espaços diversos como unidades do Sesc RJ, Teatro Arena da Caixa Cultural, Teatro Poeira, Teatro Miguel Falabella, Teatro Municipal de Niterói, CCBB-Rio, Teatro Carlos Gomes, Espaço Cultural do BNDES, Escola de Música da UFRJ e Planetário.

 

Mais sobre Anacris Monteiro

No canto coral:

Anacris Monteiro começou a cantar em coral com 13 anos, quando integrou o Coral Infantil do Theatro Municipal do Rio, na época, sob a regência de Elza Lakschevitz. Ali conheceu também Maria José Chevitarese, preparadora vocal do grupo, que teve um papel essencial para a paixão que Anacris tem em cantar. Cantora por lazer, Anacris é uma contralto e tanto, já tendo integrado diversos corais, como Coral Sinfônico da UFRJ, em gravações de CDs, Coral Brasil Ensemble da UFRJ, participação em óperas e concertos, Canto em Canto, Coral da Cia Bachiana Brasileira, em concertos e gravações de CDs, Coro Sinfônico do Rio de Janeiro, na comemoração dos 50 anos do Projeto Aquarius e participou de pequenos grupos vocais. Em 2011, parou de cantar, durante a gravidez, retornando aos poucos. Hoje Anacris participa de dois projetos, como voluntária: o Cantareiros, desde 2017, projeto que visita hospitais, casas de repouso e orfanatos, levando música como terapia para crianças, idosos, pacientes, equipes e familiares; e o Coro Cênico da Cesgranrio, tendo sido a única contralto selecionada na última audição realizada em 2018. Participou de duas temporadas do espetáculo “Terra Brasilis” no Teatro Cesgranrio (outubro de 2019) e no Teatro Miguel Falabella (fevereiro de 2020)

 

Na Produtora:

A empresária Anacris Monteiro, fundadora da Ouro Verde Produções, atua no mercado carioca como produtora cultural, porém com um diferencial: é especialista em processos de liberação, administração e prestação de contas de recursos incentivados e conveniados para projetos culturais; atividades obrigatórias em todos os projetos realizados por meio de leis de incentivo fiscal e que causam preocupações e dúvidas em muitos produtores.

 

“Sempre digo que o prestador de contas é também um profissional essencial para o sucesso de um projeto cultural, principalmente quando os recursos são incentivados. O ideal é contar com esse profissional desde a elaboração de um projeto, até a entrega da prestação de contas. Isso garante o bom andamento e tranquilidade das produtoras proponentes”, explica Anacris Monteiro.

 

Áreas culturais de atuação de sua produtora: dança, teatro infantil e adulto, espetáculos musicais, shows, concertos com orquestras e corais, entre outras.

 

Instagram e Facebook: @ouroverdeproducoes e @canalespacomila