Programação de Angra dos Reis para virada de ano

0
592

A Prefeitura de Angra dos Reis está nos últimos ajustes da programação de fim de ano e do aniversário da cidade, que completará 521 anos no dia 6 de janeiro. Haverá shows na Praia do Anil; Procissão Marítima;  o Esquenta da Procissão Marítima; os tradicionais festejos do aniversário da cidade; e um Réveillon com estrutura de palco, som, luz e queima de fogos em diversos bairros. A organização das festividades está a cargo da Secretaria de Cultura e Patrimônio, Secretaria de Eventos e Fundação de Turismo de Angra dos Reis (Turisangra).

Confira a programação:

RÉVEILLON E ESQUENTA DA PROCISSÃO MARÍTIMA
Na noite da virada, além do palco principal na Praia do Anil, A Prefeitura de Angra está preparando estruturas de palco, som, luz e queima de fogos nos bairros de Monsuaba, Frade, Parque Mambucaba e Vila do Abraão. Os artistas que irão se apresentar, na Praia do Anil e nos bairros, estão sendo definidos. Em alguns outros bairros haverá queima de fogos.

Outra atração que promete agitar o público é o Esquenta da Procissão Marítima, que vai rolar na Praia do Anil, de 27 a 30 de dezembro. Haverá venda de abadás e apresentações de DJs para deixar todo mundo em clima de festa. O público poderá adquirir abadás para participar da Procissão Marítima 2023 a bordo das principais embarcações: Olha a Onda, Angra Play, São João na Procissão, Tô à Toa Boat, Night Boys Boat, Caldeirão, Explosão, Pé de Cana Boat, Extravasa, São João na Procissão, Galera do Rock, Marit’Samba, Turma do Goró, Bradock Boat, Virou Zueira, dentre outras.

PROCISSÃO MARÍTIMA
A tradicional Procissão Marítima de Angra dos Reis chega a sua 44ª edição e promete ser mais uma vez um dos pontos altos das celebrações de início de ano na cidade. Já estão disponíveis no site da Prefeitura (angra.rj.gov.br), clicando no banner, o regulamento do evento e a ficha de inscrição para as embarcações participantes.

A edição 2023 do evento irá empolgar o público nas águas e nas areias da Praia do Anil. A cantora Preta Gil é a principal atração, com seu Bloco da Preta, famoso por arrastar milhares de foliões em vários Carnavais. Quem também se apresenta é a cantora baiana Larissa Marques, mesclando música sertaneja, pagode e pop.

A Procissão Marítima acontece tradicionalmente no dia 1º de janeiro no mar de Angra. Foi definido novo horário para o evento, com saída às 11h, concentração das 12h às 14h na Praia das Flechas, saída do cortejo às 14h e encerramento às 16h, com show na Praia do Anil. Outra novidade para 2023 é que fica proibida a circulação de embarcações de médio e grande porte na concentração na Praia das Flechas. Essas embarcações deverão ficar fundeadas, para evitar acidentes como os ocorridos em anos anteriores, com embarcações tentando fazer manobras perigosas na concentração.

ANIVERSÁRIO DA CIDADE
No próximo dia 6 de janeiro, Angra dos Reis completa 521 anos de muita história, cultura, beleza e tradição, como uma das cidades mais antigas do Brasil. Além dos shows dos cantores Ferrugem, dia 5, e Gustavo Mioto, dia 6, as festividades da aniversariante irão contar com os tradicionais grupos de folia de reis e o corte do bolo do Aniversário da Cidade, na virada do dia 5 para o dia 6, na sede da Prefeitura. Como manda a tradição, o grupo de folia de reis bate na porta da Prefeitura, que é aberta pelo prefeito para receber o público, dando inícios aos festejos com muita queima de fogos. Ainda conforme conta a tradição, quem encontrar a aliança e a moeda escondidos dentro do bolo se casará e terá um ano de fartura.

De acordo com a Secretaria de Cultura e Patrimônio, o café da manhã do dia do Aniversário da Cidade, outra atividade tradicional da programação, em 2023 será realizado às 7h, na praça em frente à sede da Prefeitura, já que a Praça 6 de Janeiro, no Morro do Carmo, está em obras. Em seguida haverá missa solene na igreja Matriz, às 10h.

PROGRAMAÇÃO

RÉVEILLON (PRAIA DO ANIL)
Sexta-feira, 30 de dezembro
21h – DJ Beto Vieira
22h – Higor
0h – Xande de Pilares

Sábado, 31 de dezembro
21h – DJ André França
22h – Sereno
0h – A definir

RÉVEILLON – BAIRROS COM MÚSICA E QUEIMA DE FOGOS
Sábado, 31
Parque Mambucaba
23h – Davi Dias

Frade
23h – Agitaê

Monsuaba
23h – A definir

BAIRROS COM QUEIMA DE FOGOS
Provetá e Araçatiba – Ilha Grande; Vila Histórica de Mambucaba; Itinga; Belém e Gamboa do Belém; Camorim; Cantagalo; Verolme e Bonfim.

RÉVEILLON ILHA GRANDE – VILA DO ABRAÃO
Sexta-feira, 30 de dezembro
21h – A definir
22h – A definir
0h – Rock Brasil

Sábado, 31 de dezembro
21h – A definir
22h – A definir
0h – A definir

44ª PROCISSÃO MARÍTIMA
Domingo, 1º de janeiro
9h – DJ André França (barca madrinha)
18h – DJ Spencio
19h – Zampaglione
20h – Larissa Marques
21h30 – Bloco da Preta

ANIVERSÁRIO DA CIDADE
Quinta-feira, 5 de janeiro
21h – DJ Andrezinho
22h – Nosso Som
0h – Ferrugem

Sexta-feira, 6 de janeiro
21h – Fábio DJ
22h – Dyego Rezende
0h – Gustavo Mioto

Sábado, 7 de janeiro
21h – A definir
22h – A definir
0h – Diego e Victor Hugo

ESQUENTA DA PROCISSÃO MARÍTIMA – PRAIA DO ANIL, DAS 18H ÀS 22H

Quarta-feira, 28 de dezembro
Fabio DJ

Quinta-feira, 29 de dezembro
DJ Camila Alcici

Sexta-feira, 30 de dezembro
DJ Spencio.