Programação especial e online de Natal em Nova Friburgo

0
533

Na ‘Cidade da Música’, que desfruta do privilégio de possuir três tradicionais bandas, entre as quais duas sesquicentenárias – a Euterpe e a Campesina – e outra também mais do que centenária, a Euterpe Lumiarense, a Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, por meio de sua Secretaria de Cultura, oferecerá uma programação especial e online neste Natal, com boa música, tradição e encantamento.
Abrindo a programação, já a partir deste próximo fim-de-semana, a Real Banda Euterpe Friburguense oferece seu ‘Abraço Musical’ a profissionais da Saúde, pacientes e seus familiares dos hospitais, bem como aos assistidos nas casas de repouso locais.

Campesina inicia apresentações online

O público contará ainda com as edições especiais online do tradicional programa cultural ‘Banda na Praça’, respectivamente com a Sociedade Musical Beneficente Campesina Friburguense, apresentando-se na noite deste sábado, 19/12, a partir das 20 horas, com transmissão pelas redes sociais da Prefeitura e da própria Banda. Outra edição online acontece na quarta, 23, também `as 20h.
A Campesina chegou ao seu 150º ano neste 2020 e inicia 2021 celebrando seu 151º aniversário, em 06 de janeiro – Dia de Reis.

Lumiar também terá ‘Banda na Praça’ online

Também na antevéspera do Natal, quarta-feira, 23, com início às 18 horas, a Sociedade Musical Euterpe Lumiarense (SMEL) fará apresentação online do ‘Banda na Praça’, com as participações de sua banda principal e da banda-escola, tendo a composição ‘Noite Feliz’, unindo ambas e com transmissão pelo seu canal no YouTube e pelas redes sociais da Prefeitura.
A Euterpe Lumiarense completa seu 130º aniversário no dia 20 de janeiro, data também dedicada a São Sebastião, padroeiro do 5º distrito friburguense, sede da instituição.


Real Euterpe ‘Abraço’ em forma de música

Reunindo um grupo de seus jovens músicos, a sesquicentenária Real Banda Euterpe Friburguense, que também celebra seu 158° aniversário em 26 de fevereiro próximo, a exemplo do que fez em maio, no aniversário de 202 anos do Município, percorrerá desta vez praças e, principalmente, hospitais, asilo e abrigo, levando um pouco da magia musical para médicos, enfermeiros, pessoal de apoio, pacientes, internos e seus familiares.
Neste sábado, 19, o ‘Abraço Musical’ será a partir das 14 horas, percorrendo os hospitais Raul Sertã, São Lucas e Unimed, além da UPA de Conselheiro Paulino. Já no domingo, 20, a partir das 10 horas, as apresentações acontecem na Casa dos Pobres São Vicente de Paula, no Lar Abrigo Amor a Jesus (Laje), e nas praças de Olaria e do Cônego.

Quinze anos do programa

Tradicionalmente com apresentações mensais, num convênio das três agremiações subvencionadas pela Municipalidade, este ano interrompidas por conta das medidas preventivas ao novo coronavírus, o ‘Banda na Praça’ completou 15 anos de sua criação neste 2020.
O Secretário municipal de Cultura, Mário José Bastos Jorge, disse que uma programação especial, temática mensal, estava sendo elaborada entre o final do ano passado e início deste ano.
– Lamentavelmente não foi possível realizar a celebração de tão importante marca, a década e meia de atividades consecutivas desse programa tão importante para nossas agremiações musicais. – disse o secretário, acrescentando ainda que “as instituições fecham o ano oferecendo momentos de magia, que só a música é capaz de proporcionar, principalmente nesses momentos tão difíceis que vivenciamos”. – afirmou Marinho, referindo-se ainda ao quanto a música e demais atividades artísticas têm sido importantes ao longo desses meses de isolamento social.