Projeto Amigos da Praça ocupa MAST e Praça do Pomar

0
1327

O projeto Amigos da Pracinha está de volta com sua proposta de ocupação cultural nas praças e áreas públicas para crianças e famílias. Este ano, o projeto vai contar com três edições, uma na Zona Norte e duas na Barra da Tijuca.  O início será neste sábado (13/10), dentro da programação de Dia das Crianças do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), em São Cristóvão, Zona Norte do Rio.

Nos dias 20/10 e 10/11, será a vez da Praça Professor José Bernadino, mais conhecida como Praça do Pomar, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. O evento tem patrocínio do Colégio Mopi, através do Programa de Fomento à Cultura Carioca, promovido pela  Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. Se chover forte, uma nova data será agendada.

Para a idealizadora e produtora do evento, Christina Martins, a edição deste ano continua apostando na ocupação da praça pelas crianças e seus familiares, mas traz novidades.  “Vamos abrir mais espaço para as Brincadeiras de Antigamente e teremos um espaço com latões, baldes e tampas de panela, para as crianças exercitarem seu lado musical. E as famílias terão toalhas de piquenique espalhadas pela tenda, para fazer suas confraternizações”,  afirma.

A programação no MAST começa a partir das 10h, em uma tenda de circo montada  para abrigar o tradicional Sebinho. Para o troca-troca, os livros (infantis e adultos), devem estar em bom estado e sem rasuras.

Um livro vale uma ficha, que vale outro livro. Paralelamente ao Sebinho, acontece a Oficina de Jogos da  Curió, onde serão apresentados os jogos Macacos Me Mordam e Quero-Quero, para a família brincar e interagir. O encerramento do Amigos na Praça acontece com a contadora de histórias Juliana Franklin, que preparou um repertório de narrativas fantásticas que ligam céu e Terra e falam, com poesia, sobre os mistérios do universo e da existência.

Na Barra da Tijuca, as atividades acontecem nos dias 20/10 e 11/11.

Com mais mil metros quadrados, a Praça do Pomar  tem espaço de sobra para receber a programação do Amigos na Praça, que começa às 9h, com o Sebinho, e sua troca de livros infantis e adultos, que contará com uma grande toalha para que os leitores façam um test-drive literário.

O grupo Gato Mia será responsável por várias atividades recreativas, a partir das 10h, como oficinas de brinquedos de sucata, de massinha e de pipa Às 10h, entra em cena o espetáculo infantil “Gentilezinha na Cidade das Maravilhas”, no qual o protagonista contará com a ajuda de Luquinhas, defensor da diversidade e da tolerância na luta contra o bullying e a discriminação.

Amigos na Praça contará com a participação do projeto O Museu vai à praça, do MAST. Durante duas horas, eles vão promover, de forma lúdica, as oficinas Os planetas do Sistema Solar  e “Observação do Sol”.

No dia 11/11, além da troca de livros e das oficinas do Gato Mia, a programação contará ainda com a contação de histórias do livro “Será que pode ou faz mal?”, de  Mariza Tavares e Luis Fernando Correia, seguido de manhã de autógrafos. No livro, os autores fazem um divertido guia para crianças sobre verdades e mitos a respeito da saúde.

SERVIÇO

Amigos na Praça

Faixa etária – 0 a 10 anos

Entrada Franca

Dia 13/10 – Museu de Astronomia e Ciências Afins

10h-13h- Sebinho

10h-12h Oficina de Jogos da Curió

12h – Contação de História – Juliana Franklin

Dia 20/10 – Praça do Pomar

9h-13h – Sebinho (troca de livros)

10h – Apresentação da peça “Gentilezinha na Cidade das Maravilhas”

10h30- Oficinas Gato Mia

11h-13h  Oficina MAST

Dia 11/11 – Praça do Pomar

9h -13h Sebinho (troca de livros)

11h-13-Oficina MAST

12h –Contação de história do livro “Será que pode ou faz mal?”