Projeto Cria – Leonardo Lichote convida Fernanda Abreu, Teresa Cristina e Zélia Duncan

0
128

O projeto Cria chega ao subúrbio carioca com três eventos em Madureira, Pavuna e Anchieta. Idealizado por Leonardo Lichote, jornalista e crítico musical, em 2018, o evento ganha edições em Lonas e Arenas Cariocas que receberão Teresa Cristina, Fernanda Abreu e Zélia Duncan, através do patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura – SMC Rio. O Cria é um evento de conversa e música, no qual Lichote entrevista os convidados, que relembram emoções e curiosidades de sua trajetória artística, numa conversa ilustrada por canções tocadas ali, ao vivo, ao sabor das memórias. Os espaços contemplados para receber o projeto serão: Arena Carioca Jovelina Pérola, na Pavuna, que contará com a cantora Zélia Duncan no dia 19 de junho, às 19h; Lona Cultural Carlos Zéfiro, em Anchieta, que receberá Fernanda Abreu no dia 26 de junho, às 19h; e, Arena Carioca Fernando Torres, em Madureira, que contará com a cantora Teresa Cristina, em data a confirmar. Todos os eventos serão gratuitos.
Sobre o Cria

Realizado desde outubro de 2018 no Clube Manouche (no Jardim Botânico), mensalmente, o “Cria” se firmou como um saboroso espaço de criação de memória e de reflexão sobre a música popular brasileira. As conversas são guiadas com habilidade pelo jornalista Leonardo Lichote de forma a criar um ambiente de intimidade, no qual o artista revela detalhes dos bastidores de seu trabalho e aponta caminhos pouco evidentes na formação de sua obra. Já passaram por lá nomes como Adriana Calcanhotto, João Bosco, Martinho da Vila, Alceu Valença, Gilberto Gil, Marcelo D2 e Geraldo Azevedo.

A ideia de levar o projeto para o circuito de lonas, arenas e areninhas do Rio responde a um antigo desejo de seu idealizador, Leonardo Lichote. Morador da Zona Norte desde que nasceu (passou a infância em Pilares e depois morou em bairros vizinhos, como Méier, Cachambi e Todos os Santos, onde vive hoje), Lichote reconhece a importância do subúrbio para a cultura carioca e nacional – e a existência na região de um público profundamente interessado em música. Ao mesmo tempo, identifica de perto que nem sempre há ali a oferta de produções culturais que reúnam apelo popular e reflexões que ultrapassem a superfície do entretenimento.

“O que se procura com esse projeto é exatamente cumprir esse papel: juntar diversão e pensamento, sem estabelecer fronteiras entre um e outro. Por vezes, a reflexão vem da canção – ouvida de forma diferente quando contextualizada. Noutras, a graça vem da conversa –  a lembrança de um episódio engraçado, curioso ou emocionante”, explica Lichote.

A proposta é realizar três encontros, sempre com artistas originários do subúrbio do Rio, ou que tenham com a região uma relação visceral. O objetivo é reforçar como essa área da cidade influenciou e influencia o desenvolvimento cultural carioca – entre os temas tratados nas conversas, estará a vivência de cada artista na região.

Serviço:

Cria – Leonardo Lichote convida

Artista convidado: Zélia Duncan
Local: Arena Carioca Jovelina Pérola Negra
Data: 19 de junho de 2022
Horário: 19h
Valor: evento gratuito

Classificação indicativa: livre

Artista convidado: Fernanda Abreu
Local: Lona Cultural Carlos Zéfiro
Data: 26 de junho de 2022
Horário: 19h
Valor: evento gratuito
Classificação indicativa: livre

Artista convidado: Teresa Cristina
Local: Arena Carioca Fernando Torres
Data: a confirmar
Horário: a confirmar
Valor: evento gratuito
Classificação indicativa: livre