Projeto Sarau em Casa recebe Reinaldo Amâncio nesta quinta (12/11)

0
758

O projeto Sarau Em Casa recebe nesta quinta, 12 de novembro, às 21h, o músico e compositor Reinaldo Amâncio. Promovida pela Casa Com a Música em parceria com o Sindicato Nacional dos Compositores Musicais, a ação tem o propósito de abrir espaço para a diversidade e riqueza das manifestações artísticas e é uma extensão online do evento Sarau ComVida, paralisado por causa da pandemia de Covid-19.

Natural de Japeri, município da Baixada Fluminense, Reinaldo Amâncio tem a música no DNA. Com pai violonista e mãe cantora, absorveu influências de diversos estilos, como o choro, o samba, o soul, o rock e o baião. Ainda criança, começou a frequentar com o pai os saraus musicais e, aos 15 anos, formou, com amigos, sua primeira banda para participar de festivais, chamada “Flor da Pele”. Na sequência, integrou o grupo “Desaguada”, que mais tarde trocou o nome para “KMD5”. Com o “KMD5”, fez sua primeira gravação, no antigo estúdio Havaí.

Participou de muitos projetos e shows no Sesc de São João de Meriti, município onde passou a atuar na animação cultural depois de romper com o KMD5. Passou por diversos conjuntos de samba da Baixada até ser convidado pela nova geração de músicos de Belford Roxo para compor uma banda que carregava o nome “Sou do Beco”, mudando posteriormente para “Cabeça de Nego”.

Essa formação foi mais longe, participando do Rock in Rio e do Free Jazz Festival. Como compositor, coleciona parcerias com nomes como Serginho Meriti, Renato Biguli, Ronnie Marruda e Nilo Romero.

Após o aprendizado adquirido em duas viagens à Europa, Amâncio tornou-se um ativista ambiental, tendo lançado dois clipes sobre a causa, “Eu quero plantar” e “Nosso planeta é a nossa casa”, e desenvolvido, em parceria com a escritora e poetiza Ana Carolina, uma iniciativa sustentável para conscientizar as pessoas sobre a importância de cuidar do planeta. Atualmente, está envolvido em um projeto da prefeitura que proporciona atividades artísticas a idosos, transformando a vida de diversas pessoas.

 

Sarau em Casa

O Sarau em Casa realiza lives semanais com o propósito de abrir espaço para a diversidade e riqueza das manifestações artísticas, além abordar temas relevantes para a cultura. É uma extensão online do evento Sarau ComVida, paralisado por causa da pandemia de Covid-19. Desde 2019, o Sarau ComVida abriu espaço para mais de 100 artistas mostrarem seus trabalhos, de nomes de peso da música brasileira, como Robertinho Silva, Jane Duboc, Carlos Dafé, Azymuth, Kiko Continentino, Renato Piau, Mauro Senise e Reppolho, à nova geração, como Abufela, Beraderos, Luciane Dom, Chelle, Muato, Nana Kozak, Lílian Bonard e Soul Guanabara.

Ao longo da transmissão, o público poderá participar com perguntas e comentários, além de fazer contribuições conscientes por meio do “Chapéu Virtual” para manutenção e as ações sociais da Casa Com a Música e o SNCM. Para assistir, acesse www.facebook.com/casacomamusica ou www.instagram.com/casacomamusica