Ícone do site Caminhos do Rio

Projeto Urbegrafia lança livro-mosaico do Rio de Janeiro

Após mais de seis meses de interação no Instagram para a escolha de 200 imagens representativas da cidade e do estilo de vida do carioca, os curadores do projeto “Urbegrafia – um mosaico visual do Rio” (@urbegrafia) comemoram o resultado final da edição colaborativa que contou com a participação de 105 autores. Ao longo do processo, o público tagueou mais de 30 mil fotos na rede social, referentes aos 20 temas tratados no projeto. O lançamento do livro-mosaico acontece no próximo dia 22 de março (quarta-feira), no Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), no bairro do Flamengo, a partir das 18h30.

“Urbegrafia – um mosaico visual do Rio” celebra a história, a natureza ímpar e o estilo de vida dos cariocas a partir do olhar de seus moradores. Em uma construção coletiva, o livro fotográfico, com breves textos introdutórios aos capítulos, traça esse panorama múltiplo e diverso da cidade em um belo mosaico, que antes figurava no ambiente online em uma espécie de game fotográfico. Nada menos que 52 bairros da cidade estão representados no livro, além de nove cidades do estado, presentes no capítulo “Arredores”. 

O Instagram foi a praça dessa interação e qualquer pessoa conectada à plataforma pôde participar utilizando as tags específicas para cada uma das missões apresentadas na rede. Diversos aspectos da carioquice foram tratados: a relação entre a cidade e o mar, a vida ao ar livre, os diversos estilos arquitetônicos e seus respectivos períodos históricos, além da mobilidade urbana e do Patrimônio Imaterial. As favelas também estão representadas com um capítulo próprio, assim como as casas cariocas e os monumentos icônicos que viraram cartões postais. E, apesar de ser uma celebração ao Rio, um dos capítulos – “Imperfeitos” – fala também dos desafios que a cidade precisa enfrentar.  

Semanalmente, um tema foi abordado e uma equipe de curadores fez a seleção de dez imagens. Ao todo, dez curadores tiveram a missão de selecionar as imagens que compõem o livro. São eles: Rafael Bokor (@riocasaseprediosantigos), Patrícia Pamplona (@patricia_pamplona), Raphael Vidal (@oraphaelvidal), Ana Paula Amorim (@apamorimmendes), Márcia Foletto (@marciafoletto), Anna Fisher (@annafisher), Marina Lage (@marinalagelima), Celso Rayol (@celsorayol), Rosemeri Conceição (@standarteeducacao) e Diego Cardoso (@diegocardoso_fotografia). Um time multidisciplinar formado por fotógrafos, jornalistas, arquitetos e pesquisadores da história urbana.

O projeto gráfico dialoga o tempo todo com o Instagram. As fotos foram publicadas no formato original, sendo que a capa tem o formato proporcional ao das imagens verticais do app – 1350×1080. As melhores imagens de cada capítulo têm um coração vermelho aplicado, semelhante ao “like”, e todas as 30 mil fotos que concorreram podem ser acessadas através de códigos QR espalhados pela publicação.

Paralelamente ao game fotográfico, o projeto promoveu Instameets, palavra usada para definir encontros realizados entre usuários da rede social com o objetivo de produzir fotos, guiados pelo jornalista Rafael Bokor. Foram dois tours gratuitos – “Cidade Republicana” e “Ecos da Colônia”, em que os participantes puderam conhecer e fotografar locais históricos do Centro do Rio. Um terceiro encontro aconteceu no lançamento da última missão, quando os participantes caminharam da Praia Vermelha à Mureta da Urca.

“O avanço tecnológico possibilitou que cada cidadão se tornasse uma unidade particular da construção imagética da cidade. Essa conquista foi fundamental para a criação desta comunidade que abraçou a ideia e nos ajudou a criar esse belo mosaico visual do Rio. Duzentas imagens que passeiam por variados cenários dessa capital encantadora e tão contrastante”, ressalta Tiago Petrik, idealizador do projeto, que contou com a curadoria-geral de Beto Pestana e a direção de Flávio Bidoia e Luciane Araújo.

A iniciativa do projeto Urbegrafia é da Núcleo da Ideia e RIOetc, com o patrocínio da Ancar através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS, da Prefeitura do Rio.

A Urbegrafia segue um formato semelhante ao de outros projetos da Núcleo da Ideia, como a “Rio365” (que teve duas edições), “Rio450” e “Nossa Língua”, documentários visuais produzidos a partir de missões temáticas no Instagram; e o RIOetc, que há 15 anos busca a alma encantadora das ruas, já fotografou mais de 15 mil personagens do Rio, e reúne mais de 400 mil fotos de seus seguidores na hashtag #rioetc, muitas delas postadas em seu perfil na rede.

Sair da versão mobile