Quadrilátero Cultural da Cinelândia vai promover eventos e integração

0
212

Promover a integração entre prédios históricos como Theatro Municipal, Cine Odeon, Biblioteca Nacional, Centro Cultural da Justiça Federal e o Palácio Pedro Ernesto, que completa 100 anos no mês de julho. Tudo isso com incentivo e fomento a eventos de rua, preservação da história e garantia de melhorias na segurança, ordenamento e sinalização. Este é o objetivo da criação do Quadrilátero Cultural da Cinelândia, oficializado com a sanção da Lei n° 7.895/2023 pelo Executivo na última quarta-feira (25/05).

Um dos autores da lei, o presidente da Câmara, vereador Carlo Caiado (PSD), destaca que um dos objetivos é somar esforços na revitalização do Centro do Rio, potencializando vocações já existentes na região. “Com isso queremos incentivar a visitação e manifestações artísticas de rua, bem como a publicidade, patrocínios, convênios e editais de fomento para que manifestações artísticas e culturais possam ocorrer na Praça Floriano”, explica.

A norma determina que os estabelecimentos e equipamentos instalados no Quadrilátero Cultural da Cinelândia poderão utilizar esta denominação como referência, bem como a implementação de sinalização que esclareça o papel do espaço como Área de Especial Interesse Cultural (AEIC), pela sua relevância histórica para o processo de construção da identidade cultural do Rio de Janeiro.

O Quadrilátero Cultural da Cinelândia será incluído no Guia Oficial e no Roteiro Turístico e Cultural do Município do Rio de Janeiro, podendo os Poderes Públicos Municipais celebrar parcerias com o setor privado e com outros entes da Federação para fomentar as atividades na região.

Assinam a matéria os vereadores Carlo Caiado (PSD), Tânia Bastos (Rep), Marcos Braz (PL), Rafael Aloisio Freitas (Cidadania), Willian Coelho (DC), Dr. Gilberto (SD), Rocal (PSD), Wellington Dias (PDT), Dr. Carlos Eduardo (PDT), Prof. Célio Lupparelli (PSD), Marcio Santos (PTB), Alexandre Beça (PSD), Marcelo Arar (PTB), Felipe Michel (PP), Marcelo Diniz (SD), Zico (Rep), Celso Costa (Rep), Dr. Rogerio Amorim (PTB), Eliseu Kessler (PSD), Luciano Medeiros (PSD), Teresa Bergher (Cidadania), Edson Santos (PT), Vitor Hugo (MDB), Jorge Felippe (União Brasil), Cesar Maia (PSDB), Pedro Duarte (Novo), Inaldo Silva (Rep), Veronica Costa (PL), Vera Lins (PP), Matheus Gabriel (PSD), Rosa Fernandes (PSC), Ulisses Marins (Rep) e Mesa Diretora.