Quinteto de Metais da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal é a atração do próximo domingo, 4 de junho, no projeto Música no Assyrio com preços populares

0
261

Um grupo de câmara de músicos da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com um repertório formado por obras de compositores brasileiros e adaptações de óperas e ballets, contando também com a participação de solistas convidados como cantores e bailarinos. Esta é a proposta do Quinteto de Metais da OSTM formado por Jailson Varelo (1° trompete); Tiago Viana (2° trompete); Daniel Soares (trompa); Gilmar Ferreira (trombone); Anderson Cruz (tuba). Os músicos vão se apresentar no próximo domingo, dia 4 de junho, às 11h, no projeto Música no Assyrio. Os ingressos já estão à venda na bilheteria do Theatro.

(foto: Marcio Paulo) – Quinteto de Metais da OSTM – nesta foto o trompista Francisco de Assis está substituindo o trompista Daniel Soares


Jailson Varelo

Natural de recife – PE, Jailson Varelo iniciou seus estudos em trompete aos oito anos de idade, incentivado por seu pai, Manoel Francisco de Araújo. É bacharel em trompete pelo Conservatório Brasileiro de Música e Pós – graduado em Musicoterapia. É primeiro trompete solista da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e primeiro trompete da Orquestra Filarmônica do Rio de Janeiro. Frequentemente é músico convidado da Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Petrobrás Sinfônica e Orquestra Bachiana Brasileira. Foi músico da Orquestra Sinfônica Brasileira, onde participou de vários concertos, dentre eles, destaca-se o concerto com Plácido Domingo e Luciano Pavarotti. Participou de gravações e shows com vários artistas brasileiros, tais como: Roberto Carlos, Gal costa, Ed Mota, João Donato, Caetano Veloso, Vitor Santos, Lenine, dentre outros.

Tiago Viana

 

Natural de Ouro Preto – MG, Tiago Viana é doutorando em musicologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), mestre em música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e bacharel em trompete pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Desde 2014 é trompetista da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Participou de espetáculos como músico contratado das seguintes orquestras: Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Cia Bachiana Brasileira, Orquestra Filarmônica do Rio de Janeiro, dentre outras. Participou de concertos em que se apresentaram artistas de reconhecido destaque, como: Martinho da Vila, Geraldo Azevedo, Marcos Valle e Hamilton de Holanda.

Daniel Soares


Mestre em Música pelo PROMUS – UFRJ desde 2019 e bacharel em trompa pela mesma instituição na classe do professor Philip Doyle. Iniciou seus estudos aos 14 anos com seu tio Francisco de Assis Soares da Silva. Na UniRio, foi aluno de Zdenek Svab e Luiz Garcia, além de aulas mensais com Samuel Hamzem. Participou de Masterclasses com: Radovan Vlatkovic, Marie Louise Neunecker, Will Sanders, Stefan Dohr, Abel Pereira e Frank Lloyd. Foi premiado por duas vezes no Concurso de Jovens Solistas da OSB Jovem. Atualmente é primeira trompa da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Gilmar Ferreira

Começou sua carreira tocando na Orquestra sinfônica Só Música, logo após participou da Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro. Em seguida, ingressou na Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, onde hoje assume a cadeira de 1° trombone solista. Também já atuou na Orquestra Sinfônica Brasileira e Orquestra Filarmônica do Rio de Janeiro. É Graduado em Trombone e Licenciatura pelo Conservatório Brasileiro de Música. Na música popular, subiu ao palco com grandes nomes como: Maestro Cipó, Maestro Carioca, Rio Jazz Orquestra, Leo Gandelman, Leila Pinheiro, Erasmo Carlos, Sandra de Sá, Jorge Aragão, Arlindo Cruz, Paula Lima, Titãs, além de ter integrado o grupo instrumental 11 Cabeças. Com a Banda Afro reggae, fez várias turnês pela Europa. Participou de gravações em CD´s de artistas nacionais e internacionais. Na música instrumental atua na “Brass de Pina” Ensemble , do maestro arranjador Gilson Peranzetta, participando de festivais de jazz pelo Brasil.

Anderson Cruz


Natural de Volta Redonda – RJ, iniciou seus estudos de música no Projeto Volta Redonda Cidade da Música, onde mais tarde veio a ser professor e integrante da Banda de Concerto de Volta Redonda. Em 2010 iniciou o curso de licenciatura em música no Conservatório Brasileiro de Música e no mesmo ano, foi convidado a atuar como tubista na Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Estudou Tuba com Eliézer Rodrigues (OSB/OPES), participou de classes com os professores James Gourlay (ING), David Zerkel (EUA), Roland Szentpáli (Suiça), Sérgio Carolino (PT), Jeff Baker (EUA), Jamie Lipton(EUA), Demondrae Thurman (EUA), Wilthon Matos (BR), Bruno Brandalise (BR), Luciano Vaz (BR), Antônio Augusto (BR), Adalto Soares (BR), João Luiz Areias (BR), Amarildo Nascimento (BR), Antônio Seixas (BR). Atualmente integra a classe de tubas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sob a orientação do professor Albert Savino Khattar, onde cursa habilitação em tuba. É o principal tubista da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa e recentemente foi aprovado para integrar também a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Serviço:
Música no Assyrio – Quinteto de Metais da OSTM
Data: 4 de junho (domingo)
Horário: 11h
Local: Theatro Municipal do Rio de Janeiro – Centro
Entrada pelo Boulevard da Treze de Maio
Preços populares: R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia – entrada)
na bilheteria do Theatro
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos