Rio de Janeiro – Fase 5: entenda o que muda na rotina do carioca com a flexibilização

0
589

O Prefeito do Rio, Marcelo Crivella, anunciou a Fase 5 de flexibilização na cidade que começa neste sábado (01/08). Com isso, a rotina dos moradores da cidade e dos turistas segue novas regras. Entre as mudanças está a liberação de banho de mar sem a permanência na areia. Também estão liberados na orla esportes coletivos sem competições, como vôlei e futevôlei, de segunda a sexta-feira. Os ambulantes legalizamos estão autorizados a trabalhar na areia das 7h às 18h, mas apenas para a venda de alimentos industrializados e bebidas não alcoólicas, com o aluguel de cadeiras, mesas e barracas ainda suspenso.

– Nós estamos acompanhando o cenário da Covid-19 desde março com o Comitê Científico, preocupadíssimos com a situação do Rio de Janeiro. Já estamos com os nossos índices todos prontos para adotar a sexta fase. Mas ainda estamos na quinta com restrições. Estamos adotando de maneira muito prudente as medidas que foram programadas – disse o Prefeito.

Comércio

Crivella expandiu a flexibilização do funcionamento de lanchonetes, bares, restaurantes, cafés, padarias e afins. Porém, permanece vedado o sistema de self-service e música ao vivo.

– Horário de funcionamento até 1h.

– Espaços internos dos estabelecimentos sem ultrapassar 50% da capacidade das mesas.

– Continua obrigatório o uso de máscara (menos pessoas sentadas à mesa para se alimentar) e disponibilização de insumos para a higienização das mãos: álcool 70% em gel e dispensadores de sabão líquido e papel-toalha.

Shoppings e lojas de rua

Segundo o Prefeito, as lojas de shoppings podem funcionar no horário normal: das 10h às 22h. Já as praças de alimentação estão restritas à metade da capacidade.

– A regra da capacidade máxima de público permanece em 2/3 (incluindo os estacionamentos), respeitando o distanciamento de dois metros entre as pessoas.
– O comércio de rua pode abrir às 9h aos sábados e também aos domingos.

Pontos Turísticos

Os pontos turísticos da cidade já podem funcionar com a capacidade de 50% de público com os devidos cuidados previstos nas Regras de Ouro. Mas cada ponto turístico decide se voltará já ou não.

Beleza

Está permitido o retorno das atividades de massagem, maquiagem e sauna nos salões de beleza, barbearias e estúdios de tatuagens.

– Continua suspenso o atendimento simultâneo por parte de profissionais; estão mantidos os limites de 1/3 da ocupação e o distanciamento de dois metros entre as pessoas.
– Agendamento de horário para os serviços também é mantido para evitar aglomerações.

Escolas particulares

A Prefeitura deu seu aval apenas ao que lhe cabe, a parte da Vigilância Sanitária, para que escolas particulares reabram *se os donos delas assim decidirem junto a seus respectivos sindicatos e representantes do setor, a partir do dia 3 de agosto; destaca-se que não cabe à Prefeitura essa regulação sobre reabertura de escolas particulares nem creches privadas. A posição da Prefeitura do Rio é apenas autorizativa quanto aos protocolos e ao cumprimento deles por parte Vigilância Sanitária.

Em relação às escolas municipais, não há data definida para retorno das aulas.

Condomínios

Crivella destacou ainda a liberação das piscinas dos condomínio.

– Hidroginástica permanece proibida, pois reúne pessoas que fazem parte do grupo de risco.