Rio de Janeiro – ONG promove encontro com gestores no Morro da Providência para tratar de melhorias na cidade

0
443

O prefeito Eduardo Paes esteve no último sábado (04/09) no Morro da Providência, na região central do Rio, para visitar a Creche Comunitária Anita Way e participar de uma reunião com moradores, promovida pelas ONGs Gerando Falcões e Instituto Entre O Céu E A Favela. Durante a passagem pela comunidade, ele ouviu sugestões da população para a melhoria da qualidade de vida na cidade.

A visita à creche foi na companhia dos secretários de Políticas e Promoção da Mulher, Joyce Trindade, e de Educação Renan Ferreirinha, que verificaram o trabalho feito na unidade com o programa de geração de renda e empreendedorismo para 130 mães em situação de vulnerabilidade. Durante a pandemia, a creche forneceu bolsas de alimentos a essas famílias. Moradores da Providência ressaltam que o espaço é fundamental para pais e mães terem mais um local seguro à disposição dos filhos.

– Há outras duas creches no morro, mas não são suficientes. São muitas crianças. Na Anita Way também oferecem aulas de reforço, meu filho de 12 anos já está matriculado, agora quero uma vaga na creche para minha menina de um ano e dois meses. Trabalho em casa, sou trancista, às vezes ela pede colo quando estou com cliente. Estando na creche fico mais tranquila e ela também pode interagir com outras crianças – conta Grace Kelly Silva do Nascimento, moradora da Providência.

No fim da manhã, a reunião com os moradores ocorreu na Quadra da Brink´s, na Ladeira do Faria. Paes sentou-se ao lado de representantes das ONGs, de movimentos sociais, da secretária Joyce Trindade e dos secretários de Planejamento Urbano, Washington Fajardo, de Educação, Renan Ferreirinha, e da Juventude, Salvino Oliveira. Os gestores escutaram os moradores sobre as modificações na Providência, que é atendida pelas duas instituições com serviços de educação, desenvolvimento econômico e cidadania.

– Essa possibilidade de a gente estar aqui, ampliando o debate, falando da cidade inteira, pode ser que a gente encontre respostas também para o Complexo da Tijuca, o Complexo do Alemão, e tantas áreas da cidade que, mesmo recebendo recursos, continuam tomadas pelo poder paralelo. São desafios que a gente tem que debater na presença de vocês, mostrar que a gente quer participar do debate, discutir mais, com base em fatos reais – disse o prefeito Eduardo Paes.

Ao término do encontro, o prefeito do Rio iniciou uma série de visitas a bairros e comunidades da Zona Norte: Costa Barros, Del Castilho, Inhaúma, Água Santa e Higienópolis.


Atenciosamente,

Valéria Porto