Rio de Janeiro – Plataforma ArboRio recebe informações para facilitar o manejo das árvores na cidade

0
554

O planejamento dos plantios e o monitoramento das árvores da cidade passaram a contar com um novo recurso, a plataforma ArboRio. A ferramenta digital está auxiliando a equipe técnica da Fundação Parques e Jardins (FPJ) na gestão da arborização do município, e a meta é disponibilizar o aplicativo para que a população também contribua com informações sobre espécies urbanas.

Desenvolvido pela Comlurb, o ArboRio permite a identificação de pontos de plantio, elaboração de laudos de manejo para as árvores protegidas e gestão de destoca para a retirada completa do toco e da raiz, entre outras ações. As informações técnicas sobre as árvores, geradas durante as vistorias da FPJ às praças, parques e demais logradouros urbanos, são enviadas em tempo real para a plataforma.

Vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, a FPJ acrescenta que a plataforma apresenta um mapa completo com informações atualizadas sobre os bairros com maior déficit de árvores, elaborado a partir da cobertura arbórea, da densidade populacional e da temperatura do solo.

O uso do aplicativo permite ainda maior integração entre os órgãos envolvidos nessa atividade, contribuindo assim para um dos objetivos do Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU RIO).