Ícone do site Caminhos do Rio

Rio de Janeiro – Plataforma ArboRio recebe informações para facilitar o manejo das árvores na cidade

O planejamento dos plantios e o monitoramento das árvores da cidade passaram a contar com um novo recurso, a plataforma ArboRio. A ferramenta digital está auxiliando a equipe técnica da Fundação Parques e Jardins (FPJ) na gestão da arborização do município, e a meta é disponibilizar o aplicativo para que a população também contribua com informações sobre espécies urbanas.

Desenvolvido pela Comlurb, o ArboRio permite a identificação de pontos de plantio, elaboração de laudos de manejo para as árvores protegidas e gestão de destoca para a retirada completa do toco e da raiz, entre outras ações. As informações técnicas sobre as árvores, geradas durante as vistorias da FPJ às praças, parques e demais logradouros urbanos, são enviadas em tempo real para a plataforma.

Vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, a FPJ acrescenta que a plataforma apresenta um mapa completo com informações atualizadas sobre os bairros com maior déficit de árvores, elaborado a partir da cobertura arbórea, da densidade populacional e da temperatura do solo.

O uso do aplicativo permite ainda maior integração entre os órgãos envolvidos nessa atividade, contribuindo assim para um dos objetivos do Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU RIO).

Sair da versão mobile