Rio2030: Secretaria de Estado do Ambiente e Inea dão início à Semana do Ambiente 2022

0
98

O Estado do Rio deu, a partir desta segunda-feira (06/06), mais um passo em direção ao desenvolvimento sustentável, com o início das atividades da Semana do Ambiente 2022 da Rio 2030. O evento acontecerá até sexta feira no Museu do Amanhã, na Zona Portuária da capital fluminense. Nesses dias, autoridades vão se reunir para discutir, em conjunto com a sociedade civil, a construção de um amanhã mais verde.

– Além de comemorarmos a Semana do  Ambiente, nós damos o pontapé inicial da Rio2030, agenda estratégica dos próximos oito anos. Buscaremos atingir as 169 metas baseadas nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, para que se alcance estágios jamais vistos na política pública ambiental do Rio e Brasil. Espero que daqui desse evento saiam ideias e soluções ambientais excelentes e que possamos alcançar o que almejamos na nossa agenda ambiental. Não temos mais tempo a perder – afirmou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, José Ricardo Brito. 

Para o presidente do Inea, Philipe Campello, o evento é uma grande oportunidade de tornar a comunidade fluminense uma aliada no alcance dos objetivos estaduais.

– A Semana do Ambiente é muito especial para todos nós. Mas estamos aqui hoje para, muito mais que comemorar, refletir. Nós precisamos mudar a fala, nós precisamos de gente nessa luta e, principalmente, nós precisamos falar com os não convertidos à causa – pontuou.


Plataforma Ambiente+

Em comemoração ao início das atividades da semana, o Inea lançou uma ferramenta em prol do desenvolvimento sustentável fluminense. A partir da plataforma de indicadores Ambiente+, integrada ao site do órgão, os interessados terão acesso em tempo real a dados como os de licenciamento e fiscalização ambiental realizadas pelo instituto, os de qualidade ambiental do território fluminense e demais ações executadas pelo Inea. Baseada na tecnologia Business Intelligence (BI), a plataforma extrai informações do banco de dados de todas as diretorias do instituto e as espelha em painéis contendo gráficos, mapas e tabelas dinâmicas, com uma série de filtros que personalizam essa informação de acordo com a necessidade do usuário.


Rio2030

A Rio 2030 é a maior iniciativa do país na implementação das metas universais estabelecidas pela ONU na Agenda 2030. A plataforma desenvolvida pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas), busca estimular o debate de medidas que auxiliem no desenvolvimento sustentável global e convidar a sociedade civil para essa luta. A Semana do Ambiente é mais uma das atividades que integram essa luta coletiva do Estado.

Para saber mais da programação, acesse: www.rio2030.org