São Gonçalo incentiva turismo interno e cria roteiros temáticos

0
562

Com o objetivo de estimular o turismo receptivo, a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de São Gonçalo elaborou três roteiros para serem visitados e vem realizando uma série de eventos e capacitação para estimular o setor.

O primeiro roteiro, chamado de “Rota da Guanabara”, é formado pelo Mirante de Neves, o Centro de Tradições Nordestinas e o Museu da Imigração, na Ilha das Flores. O segundo, denominado como Centro Histórico Cultural, conta com a Igreja Matriz de São Gonçalo, a Casa das Artes e o Teatro Municipal. E o terceiro roteiro, batizado como “Natureza e Aventura”, é composto pela Fazenda Colubandê e pelas APAs do Engenho Pequeno e Estâncias de Pendotiba.

Confira os endereços dos pontos turísticos de São Gonçalo:

Centro de Tradições Nordestinas “Severo, Embaixador Nordestino”: R. José Augusto Pereira dos Santos, 80, Neves. No momento, o local passa por reformas em sua extensão e será reinaugurado no dia 28 de maio.

Mirante de Contemplação Professor Elmo da Silva Amador: fica no complexo do Centro de Tradições Nordestinas.

Museu da Imigração da Ilha das Flores: Av. Paiva, 426-148, Neves. Visitação: terça a domingo, das 9h às 17h.

Igreja Matriz de São Gonçalo: Alameda Pio XII, 86, Zé Garoto.

Casa das Artes: Rua Cel. Moreira César, s/nº, Zé Garoto. Atualmente conta com a exposição “Sob o Clarobscuro”, do artista plástico Bruno Silva. A mostra pode ser visitada de segunda a segunda, das 9h às 21h.  A entrada é franca e indicada a todas as idades.

Teatro Municipal de São Gonçalo: Rua Dr. Feliciano Sodré, 100, no Centro.

Fazenda Colubandê: Rua Expedicionário Ari Rauen, s/n, Colubandê.

Apa Engenho Pequeno: Rua Acácio Raposo, Engenho Pequeno. O horário de funcionamento é das 7h às 16h, diariamente. As visitas nos finais de semana e as atividades realizadas em grupo acontecem somente com agendamento prévio na própria APA ou na Secretaria de Meio Ambiente, através dos telefones 2199-6511 e 2199-6336.

APA Estâncias de Pendotiba: Rua Rigel Pacca Corrêa, Maria Paula. Diariamente, das 9h às 17h.